O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) participou da primeira simulação de treinamento aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
O Samu usou um helicóptero recebido recentemente pelo Corpo de Bombeiros de Varginha que vai ajudar em atendimentos pré-hospitalares de alta complexidade.
O coordenador do setor médico do Samu, Emílio César Machado, explica que toda equipe trabalha com o que eles chamam de tempo-reposta. "Agora com o helicóptero vamos ter acesso mais rápido ao acidente, o médico dá o primeiro atendimento na aeronave enquanto o paciente segue para o Hospital, no caso o Samuel Libânio que é referência para toda a região", conta.
A simulação começou com um atendimento para um paciente que sofreu um acidente fictício em Monte Sião e foi trazido de helicóptero pela equipe do Samu de Ouro Fino para Pouso Alegre. Aqui na cidade, o paciente foi levado pela equipe do Samu local para o Hospital Samuel Libânio.
Para o coordenador do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Samuel Libânio, a locomoção via helicóptero ajuda na efetivação e agilização do atendimento ao paciente.
"Com a equipe excelente desse Hospital temos a possibilidade de diminuir o risco no Pré-Hospitalar e já instituir o tratamento no atendimento Intra-Hospitalar. Só temos a ganhar com esse processo", analisa.
"Fizemos essa simulação para que todo processo seja conhecido e entendido tanto pelos integrantes do Hospital quanto das equipes das viaturas", explica a coordenadora de Enfermagem do Samu, Natália Inocêncio Costa Medeiros.
Leia também: Batalhão de Operações Aéreas de Varginha será inaugurado no próximo dia 28
Corpo de Bombeiros inicia treinamento para o serviço aeromédico no Sul de Minas
Leia também: Batalhão de Operações Aéreas de Varginha será inaugurado no próximo dia 28
Corpo de Bombeiros inicia treinamento para o serviço aeromédico no Sul de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário