quarta-feira, 25 de maio de 2016

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS


Na última semana, entre os dias 16 e 22 a população da região teve acesso a uma programação especial promovida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em comemoração à Semana Nacional de Museus. 

Cerca de 900 pessoas visitaram o Museu Bi Moreira (MBM) e o Museu de História Natural (MHN), sendo que aproximadamente 400 delas participaram das atividades ofertadas.

As visitas, exposições, debates, ações educativas e oficinas chamaram a atenção, neste ano, para paisagens e culturas. Na UFLA, as ações foram promovidas pelas Coordenadorias de Museus e Patrimônio Histórico e de Cultura, vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

A Semana dos Museus na UFLA contou com uma repleta programação, como as exposições “Campus poético: paisagens da UFLA”; “Da Janela para o Mundo”; “Das memórias vivas do barro aos valores e costumes mineiros”; “Cultura Afro-indígena”; além dos minicursos “Vidas Secas: paisagem, cultura, educação e ciência”; “Educação Ambiental Crítica”; “Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade”.

Já na exposição “Das memórias vivas do barro aos valores e costumes mineiros”, esteve presente a coleção pessoal do professor do Departamento de Biologia (DBI) Antônio Fernandes Nascimento Júnior, com alguns elementos da cultura brasileira – no caso, a afro-indígena.

Além das exposições, palestras e oficinas, a programação incluiu o Sarau Cultural Fotografia, arte e paisagens; o Cinema Com Vida, com exibição do longa metragem “Uma jovem tão bela quanto eu”, e o espetáculo teatral com a peça “Terras de Minas”.

Nenhum comentário: