Ashton Eaton praticou arremesso de peso, lançamento de disco e corridas nesta segunda, 1º 
O bicampeão mundial e recordista olímpico Ashton Eaton fez seu primeiro treino, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na manhã desta segunda, 1º. 

Eaton é favorito no decatlo, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e é considerado um dos atletas mais completos no mundo. 

A UFJF firmou acordo para receber cerca de 340 atletas e equipe técnica de oito países a fim de se preparem para a Olimpíada.

O americano iniciou as atividades com treinos táticos, correu na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física, ao lado da mulher Brianne Theisen-Eaton, medalhista de prata nos mundial de 2015 e 2013.

Em seguida, praticou arremesso de peso, lançamento de disco e corrida para saltos com vara e em altura. 

No fim da manhã, antes de verificar a sala de musculação, voltou a arremessar peso, dividindo o horário com uma chinesa e supervisionado pelo técnico Harry Marra, que o acompanha desde 2009.

A manhã desta segunda ainda teve treinos de mais equipes do Canadá e da China, na pista de atletismo e na BR-440 (Via São Pedro).

Esportistas da Polônia fizeram breve aquecimento em campo para, na sequência, irem para musculação. Na parte da tarde, equipes canadenses voltaram à pista; e chinesas começaram a treinar às 15h e voltaram a partir das 17h e das 20h.

Quebrou o próprio recorde
Eaton é o atual campeão olímpico com a marca de 8.869 pontos e bicampeão mundial, em 2015 e 2013. Além disso, é tricampeão do mundial indoor (com estádio coberto), em 2016, 2014 e 2012, e acumula uma prata no mundial de 2011.

O esportista, de 28 anos, é um dos dois únicos atletas que ultrapassaram a marca de 9 mil pontos no decatlo em mundiais. 

Na seletiva para os Jogos de Londres, ele quebrou o recorde mundial que pertencia ao tcheco Roman Šebrle, com a marca de 9.039 pontos, em 2013. Dois anos depois, no Mundial de Pequim, bateu o seu próprio recorde, com 9.045 pontos.
Brianne Theisen-Eaton, mulher de Ashton, é medalhista de prata em dois mundiais no heptatlo
Em Juiz de Fora desde o último domingo, 31, Eaton é o único atleta americano a treinar nas dependências da Faefid, em razão de dividir com a mulher o mesmo técnico. 

O casal se conheceu devido ao atletismo e, em entrevista ao site Runner’s World, afirmaram seguir dieta baseada em seis tópicos: alimentos com proteína são o rei; tudo integral; não aos carboidratos refinados; vegetais, vegetais, vegetais; açúcar é o vilão; calorias líquidas limitadas. 

Histórico
Ashton Eaton nasceu em Portland, Oregon, em 21 de janeiro de 1988 e é filho único de Roslyn Eaton e Terrance Wilson. Iniciou sua carreira profissional no atletismo, em 2008, nas modalidades heptatlo e decatlo. No mesmo ano, tentou uma vaga na Olimpíada, porém não conseguiu a classificação, com 8.112 pontos.

Decatlo
A modalidade consiste em dez provas, atrelando várias modalidades do atletismo. 

Nos Jogos Olímpicos, as atividades são divididas em dois dias:100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos no primeiro dia; e 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros rasos no segundo dia.

As provas da modalidade, no Rio, ocorrem nos dias 17 e 18 de agosto. O período de permanência de Eaton, na Universidade, ainda será confirmado.
da assessoria