Pular para o conteúdo principal

JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO


O prefeito Jarbas Correa Filho (PSDB), da cidade de Guaxupé, no Sul de Minas, assinou um convênio com a ONG Rede Cidadã. A partir de agora a Prefeitura terá e dará todo o suporte para preparar e inserir o jovem de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. A Prefeitura de Guaxupé é a terceira no Estado de Minas Gerais a assinar esse convênio.

A partir de agora as empresas de Guaxupé terão o respaldo legal, por meioda Lei 10.097/2000, conhecida como a “Lei da Aprendizagem” para dar a oportunidade de emprego na condição de aprendiz aos jovens. 

Além do emprego, serão oferecidos os mais diversos cursos profissionalizantes e totalmente gratuitos. Tudo isso está sendo possível depois que a Prefeitura assinou um convênio com a ONG Rede Cidadã.

“Embora exista a obrigatoriedade de contratação para as empresas de médio e grande porte, a cota obrigatória de aprendizes está fixada em 5%, e 15% calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação técnica profissional. A partir de agora, com a Rede Cidadã, iremos preparar estes jovens e levá-los às empresas existentes no município e que possuem condições de atender esta cota”, explicou Claudinei Vitor, secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Para fazer parte do programa, de segunda à quinta-feira os jovens cumprirão uma jornada de 04 horas de trabalho nas empresas e na sexta-feira vão pra dentro da sala de aula para a qualificação profissional. No final do mês recebem sua remuneração.

“O programa permitirá que consigamos acompanhar não somente o jovem aprendiz, mas a parceria prevê, inclusive, que façamos o acompanhamento da família pela rede sócioassistencial – Rede de Proteção”, explicou o secretário.

De acordo com Christiane Loureiro, representante da Rede Cidadã, o programa prevê o compromisso com a empregabilidade: “Ao término do Programa de Aprendizagem Profissional Rede Cidadã, os jovens podem ser efetivados como profissionais da empresa que os formou. Isso geralmente acontece. Caso não seja efetivado, temos o compromisso de encaminhá-los para novas oportunidades no mercado de trabalho com as empresas parceiras do projeto”, explicou.

Segundo o prefeito Jarbinhas, dar oportunidade a estes jovens, é restaurar o valor da vida e do trabalho: 

“Embora enfrentamos uma crise econômica, mais do que nunca é hora de darmos oportunidades, especialmente a estes jovens que buscam o primeiro emprego e consequentemente uma qualificação profissional. O trabalho dignifica o homem! Poder, com autorização de lei, dar oportunidade a um adolescente de 14 anos é justo. Eles terão uma carga horária para cumprir dentro de uma empresa, bem como terão que frenquentar a escola de ensino formal, do ensino médio à faculdade, e ainda, uma vez na semana se qualificarem nos cursos que serão oferecidos. Se prestarmos atenção, o jovem que é inserido na Rede Cidadã, ele não tem tempo ocioso. Estará sempre ocupado e isso o deixará mais responsável, qualificado e longe da criminalidade”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho