Pular para o conteúdo principal

A BENÇÃO DO PAPA FRANCISCO À PROTEÇÃO DA CRIANÇA NO UNIVERSO DIGITAL

A juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, titular da 35ª Vara Federal Criminal e diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), participou do “Child Dignity in The Digital World” - encontro internacional de especialistas na área de proteção às crianças, realizado na “Pontificia Università Gregoriana”, em Roma, entre os dias 3 e 6 de outubro.

A iniciativa dos estudiosos mereceu o apoio do Papa Francisco: ao final do evento, o Pontífice recebeu, em audiência privada, a “Declaração de Roma” - redigida pelos especialistas - e se comprometeu a chamar a atenção mundial para os graves problemas da exploração sexual da infância na internet, como o assédio, o “cyberbulling” e o “sextortion” (extorsão sexual - conforme o FBI, Federal Bureau of Investigation/US, trata-se de “um crime grave que ocorre quando alguém ameaça distribuir seu material privado e sensível se você não lhe fornecer imagens de natureza sexual, favores sexuais ou dinheiro”).

"Este é o primeiro congresso mundial do gênero, que reúne os principais interessados e líderes internacionais de todas as áreas relevantes” – informa o site do “Child Dignity in The Digital World”.

Os participantes desse congresso também assistiram a uma sessão do Senado italiano e realizaram visitas às embaixadas da Inglaterra e Alemanha, sediadas no Vaticano. Segundo a juíza federal Simone Fernandes, o governo italiano é “muito comprometido” com a causa da dignidade da criança no universo digital.

clique na imagem para ampliar

“Foi uma honra muito grande” – afirmou a magistrada Simone Fernandes, referindo-se à audiência privada na qual o Papa Francisco recebeu a comitiva de especialistas. 



da assessoria JFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.