Pular para o conteúdo principal

ARMADILHAS SERÃO INSTALADAS EM 250 PONTOS DE LAVRAS PARA MONITORAMENTO DO AEDES AEGYPTI


O município de Lavras, no Sul de Minas, recebeu treinamento da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. 

O tema do treinamento foi a “Ampliação da Vigilância Entomológica para Monitoramento do Aedes por meio de armadilhas Ovitrampas”. 

O objetivo é realizar o monitoramento e combate ao mosquito causador de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O curso teve a participação da Vigilância em Saúde de Lavras e consiste em orientar e capacitar profissionais para capturar ovos da fêmea do Aedes por meio de armadilhas simples, baratas e artesanais.

Esta ação é em nível estadual. Em Lavras, serão instaladas 250 armadilhas Ovitrampas e os moradores das residências escolhidas serão parceiros da Vigilância no combate ao Aedes.

Armadilha Ovitrampa 
Montada em um vasilhame plástico, a amarmadilha contém em seu interior uma mistura de água com levedura de cerveja, atraindo a fêmea do Aedes, que deposita seus ovos na mistura.

A cada sete dias as armadilhas são recolhidas e levadas para o laboratório da Vigilância, onde os ovos são contados e colocados em um ambiente controlado onde acontece a eclosão.

Já na forma de larva, elas são analisadas pelos técnicos da Vigilância e, se constatada a presença de larvas de Aedes, o local onde a armadilha foi instalada e um raio de 50 metros recebe ações de combate ao mosquito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...