Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÕES DO PDT, PCdoB E PT LANÇAM LIVRO QUE AVALIA LEGADO DA ESQUERDA NO BRASIL


As fundações Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PC do B), e Perseu Abramo (PT) lançaram no final do ano passado o livro digital baseado na Oficina de Debates “Legado e lições dos governos Lula e Dilma; Brasil pós-golpe; e caminhos e alternativas para tirar o Brasil da crise”. 

Com a contribuição de especialistas do setor econômico, político e social, a publicação permite uma autocrítica das instituições e expõe uma reflexão sobre as propostas da esquerda para a nação.

O professor de Formação Política da organização pedetista, Wendel Pinheiro, fez uma profunda abordagem trabalhista sobre as conquistas e consequentes lições dos ciclos gerados pelos governos petistas, desde 2003. O segundo texto foi escrito pelo professor Ronaldo Teixeira (Nado) e garante uma transcrição da realidade do Brasil no pós-golpe, que gerou uma traumática ruptura do processo democrático.

Por último, o professor de economia, Mauro Benevides Filho, apresentou uma análise sobre os caminhos e alternativas para a recuperação nacional e o reencontro com a democracia, o Estado de Direito, o desenvolvimento e o progresso social.

Para o secretário-geral nacional do PDT e presidente da FLb-APque homenageia dois ícones do partido, a edição representa uma oportunidade de absorver, com a devida clareza, os acertos e erros do campo popular para proporcionar a necessária evolução para futuras gestões em nível nacional, estadual e municipal.

“Os pilares de um país que estava baseado na justiça social, foram duramente atingidos. A ferocidade e pressa do governo ilegítimo de Temer mostra que eles precisam pagar com urgência a conta do golpe que ajudaram a promover. Agora, querem dar o ataque final a partir do desmantelamento do sistema previdenciário nacional”, afirmou.

“Não vamos abrir mão de resgatar as riquezas entregues, como o pré-sal, restituir as garantias históricas, como as leis trabalhistas, e recolocar o país no caminho do desenvolvimento com justiça social. Os males neoliberais serão desfeitos”, garantiu Dias, ao citar o pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...