Pular para o conteúdo principal

SERVAS FAZ VISITA INÉDITA A TERRITÓRIO INDÍGENA

Município de São João das Missões possui 31 aldeias na Terra Indígena Xakriabá

Pela primeira vez em 65 anos de história, o Servas esteve em um território indígena. No último dia 18 de janeiro, a presidente da instituição e primeira-dama do Estado, Carolina Pimentel, visitou a aldeia Itapicuru, um dos povoados dos Xakriabá, em São João das Missões, município distante 700 quilômetros da capital mineira, no Norte do estado.


O povo Xakriabá forma a maior nação indígena de Minas Gerais e é conhecido pelas práticas culturais como dança, música, medicina, extrativismo e, especialmente, o artesanato em cerâmica e palha.

Carolina Pimentel imergiu no universo Xakriabá. Conheceu toda a produção artesanal e participou de uma bela cerimônia mítica daquele povo. 


“Uma experiência única e um momento importante para a história do Servas, que se propôs, em minha gestão, ir mais longe para ajudar quem mais precisa”, lembrou a presidente do Servas, reforçando ainda para os artesãos indígenas que Minas Gerais é o primeiro estado do país a criar uma política pública para o artesanato.

O programa tem o objetivo de valorizar o segmento. Suas ações fundamentam-se nos princípios da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, da valorização do território como reconhecimento da singularidade e da autenticidade da produção artesanal local, bem como da preservação da tradição, da identidade local e do senso de comunidade.

Como parte da Caravana Servas, Carolina Pimentel também doou geladeiras, lâmpadas e cadeiras de rodas para instituições socioassistenciais de municípios vizinhos.


Foi a primeira viagem da caravana em 2018 conforme destacou a presidente do Servas. “Fomos buscar inspiração e força junto ao povo Xakriabá, em São João das Missões. História de dor, luta, resistência e de vitória. É o início de um longo trabalho juntos, se Deus quiser. Fomos recebidos com muito carinho”.

Na ocasião, também foi assinado assinatura do convênio de cooperação financeira entre a Fundação Banco do Brasil e a Organização dos Grupos de Roça do Povo Indígena Xakriabá para o projeto Sistema de Irrigação Xakriabá.

O prefeito de São João das Missões, Zé Nunes (PT), também índio xakriabá, agradeceu a visita do Servas e a parceria nesse projeto. Ele destacou que o objetivo é oferecer aos agricultores familiares e produtores rurais do município mais oportunidades e incentivo na área da agricultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...