Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE ESTUDOS DA UFLA REALIZA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO MIRIM EM ESCOLA MUNICIPAL


Empreender desde jovem é possível. Essa é a proposta do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp), formado por professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Administração e Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Na manhã desta quarta-feira, 21, foi realizada a 1ª Feira de Empreendedorismo Mirim, com a apresentação dos trabalhos dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Paulo Menicucci.

O projeto piloto “Empreendedorismo na Escola” é realizado na Escola Paulo Menicucci desde agosto deste ano e procura trabalhar exclusivamente com uma turma, a fim de obter resultados que possibilitem maior envolvimento e aprendizado dos estudantes.

De acordo com a professora Daniela Meirelles Andrade, do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA e uma das coordenadoras do Niesp, neste segundo semestre de 2018, o foco é dar ao aluno um novo olhar sobre a empregabilidade. 


“Eles estão fechando o ciclo do Ensino Fundamental II, logo eles vão começar o Ensino Médio, depois vem a perspectiva tradicional, que é o vestibular, o Enem. Esse projeto vem trazer um novo olhar. Talvez o estudante não queira seguir o caminho convencional; às vezes eles têm habilidades e competências diferentes da acadêmica. Por exemplo, tem uma aluna nessa feira que desenvolve um projeto com vidros e ela já ajuda financeiramente a família com a venda dos produtos. Então, se ela aprimorar um pouco, em termos de formalização desse negócio, ela pode encontrar um meio de empregabilidade. E é dentro dessa perspectiva que esse projeto pretende atuar.”

Para a aluna do 9º ano Yanca Beatriz Chagas Silva, participante da Feira e que expôs seu trabalho de doces, as aulas sobre empreendedorismo têm tirado ela da zona de conforto. 

Yanca, que vendeu juntamente com o grupo, todo o estoque de trufas e mousses em poucos minutos, ficou surpresa com a venda e aceitação dos outros alunos da Escola.

“Eu fiz coisas que eu não sabia que poderia fazer e pude contar com a ajuda da minha mãe, que adorou me auxiliar. A partir dessas aulas, penso até em ter uma loja de chocolate! ”, completa.

Todos os trabalhos expostos foram avaliados pelos membros do Niesp e as melhores propostas serão exibidas no II UFLA faz Extensão, que ocorre na UFLA na próxima quarta-feira, 28. Confira a lista de atividades do evento.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/