quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

EQUIPE DE ULTIMATE FRISBEE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS VENCE TORNEIO MINEIRO


O time de Ultimate Frisbee da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – o FrisBravus - conquistou o 1º Torneio Mineiro de Frisbee, realizado no estádio da Universidade nos dias últimos dias 15 e 16. 

Ao todo, sete equipes das cidades de Lavras, Uberlândia, Juiz de Fora e Belo Horizonte disputaram o campeonato. A equipe Frisbravus venceu o torneio de forma invicta, com vitórias nos 8 jogos em que disputou.

O time surgiu em 2010 e é composto por estudantes e ex-alunos da UFLA. Os treinos são abertos a toda a comunidade de Lavras e região, fazendo parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Raoni Machado. 

“O frisbee é um esporte diferente, pois não há árbitros. Os próprios jogadores precisam fazer as chamadas corretas, respeitando as regras e uns aos outros. É também uma modalidade democrática, com jogadores de diferentes faixas etárias e equipes mistas”, explica Raoni.

Qualquer pessoa com interesse em conhecer mais sobre o esporte pode participar dos treinos, que são realizados às segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 20h, no estádio da UFLA. As atividades da equipe serão retomadas em fevereiro de 2019.

O esporte
De acordo com a enciclopédia eletrônica Wikipédia, o ultimate, também conhecido como ultimate frisbee, é um esporte coletivo praticado com um disco. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipe na área adversária, tem semelhanças com o rugby e o futebol americano. O jogador em posse do disco não se pode movimentar em campo, e o seu defensor tem de evitar qualquer contato fisico. 

Ainda conforme consta na Wikipédia, o esporte se diferência pelo "espirito do jogo" - principios de fair-play e a seu caráter esportivo que permitem que o Ultimate possa ser jogado sem um juiz. O "espírito do jogo" é geralmente avaliado em 5 categorias diferentes: conhecimento das regras, faltas e contacto físico, imparcialidade, atitude positiva e auto-controlo e comunicação. 

Cada uma das categorias e pontuada entre 0 e 4, em que 2 geralmente e quando as equipas concordam que não houve nada de relevante a acontecer durante o jogo. Em vários torneios amadores, existem dois premios geralmente, um para o vencedor do torneio e um para o vencedor do espírito de jogo.

O numero de jogadores varia de acordo com o ambiente em que é jogado, sendo geralmente cinco por equipe na praia e recintos fechados e sete no campo. O ultimate também e um desporto que promove a igualdade de gênero, onde se promovem equipas mistas, em que existe tanto homens como mulheres em campo ao mesmo tempo.

Saiba mais sobre o FrisBravus

com assessoria da UFLA

Nenhum comentário: