quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

PARQUE MUNICIPAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA ESTÁ EM PROCESSO DE TOMBAMENTO


O Parque da Cachoeira da Fumaça em Carrancas, no Sul de Minas, está em processo de tombamento De acordo com a prefeitura da cidade, o parque municipal está sendo objeto de estudos para reconhecimento por meio do tombamento municipal. 

Ainda segundo a administração da cidade, o processo está em fase de instrução por meio da equipe técnica municipal do patrimônio cultural da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, com a participação de técnicos da Sustentare Assessoria e apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. 

A motivação da proteção está fundamentada na importância histórica do local, responsável por tornar Carrancas conhecida nacionalmente. Divulgada desde o final do século XIX a Cachoeira da Fumaça é visitada desde a década de 1950. 

Em meados do século XX foi responsável por fornecer energia elétrica para Carrancas. Mais tarde tornou-se mais conhecida ao ser exibida em dezenas de produções de cinema e TV. O local guarda, além de rico conjunto natural, ruínas arqueológicas e históricas.

Nenhum comentário: