quarta-feira, 13 de março de 2019

ESQUADRILHA DA FUMAÇA É UMA DAS ATRAÇÕES DAS FESTIVIDADES DOS 200 ANOS DE ITAJUBÁ


Uma das atrações mais esperadas das comemorações dos 200 anos de Itajubá, no Sul de Minas, a Esquadrilha da Fumaça, fará uma grande demostração para o público, no próximo sábado, 16, próximo sábado, às 15 horas. O público poderá assistir a apresentação do estacionamento do Teatro Municipal Christiane Riêra e do Parque da Cidade, além do entorno do Centro Administrativo Municipal. 

A Prefeitura de Itajubá convida e conta com a presença de toda a população para prestigiar a Esquadrilha da Fumaça! Para que o público possa acompanhar e ouvir melhor as informações sobre as acrobacias, a dica é ficar próximo ao estacionamento do Parque da Cidade, ao lado do lago, atrás do Teatro Municipal Christiane Riera. 

Show de manobras 
A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar. 

Com as aeronaves North American T-6, eram executadas manobras de precisão como Loopings e Tounneaux com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro. 

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. 

Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de Esquadrilha da Fumaça. A primeira escrita foi a sigla FAB, nos céus da praia de Copacabana. 

Nenhum comentário: