quarta-feira, 13 de novembro de 2019

ALFENAS CELEBRA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM FESTAS E DEBATES


No dia 20 de novembro todo o país comemora o Dia da Consciência Negra. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Em 1971 foi constituído o “Dia Nacional da Consciência Negra”, voltado para refletir sobre a inserção do negro na sociedade.

Esse ano, o evento traz o tema “Vidas negras na cidade e na universidade: existências e resistências”, reunindo vários parceiros entre eles; Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Núcleo da Consciência Negra, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Cine Clube Unifal, PRACE, Pró-Reitoria de Extensão e Câmara Municipal.

A cidade se uniu para celebrar este momento e elaboraram uma programação especial para homenagear a data, que inclui eventos festivos, debates, concurso de cartazes, e vários temas serão abordados sobre a história e cultura afrobrasileira e africana, com Feira Literária, palestras, exposições de artes e de trabalhos pelas escolas, lançamento de livro, mesa redonda, mostra de cinema, tudo isso com extensa agenda que acontece desde o dia 01 e se estende até o dia 29 de novembro.

Em especial, também dentro da programação, ocorre o ato solene de criação da Coordenadoria de Políticas Públicas da Promoção da Igualdade Racial de Alfenas, que será realizado na Câmara Municipal, no dia 12 de novembro, às 10 horas.

Clique aqui e confira programação completa.

Nenhum comentário: