terça-feira, 5 de novembro de 2019

SAAE DE TRÊS PONTAS VAI IMPLANTAR TARIFA BÁSICA OPERACIONAL

Três Pontas tem hoje 18 mil residências e as contas se dividem em social, residencial, comercial, industrial e pública
Estação de Tratamento de Água Ipiranga, em Três Pontas

Para esclarecimentos à população sobre as mudanças propostas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Três Pontas, no Sul de Minas, uma Audiência Pública foi realizada no Plenário da Câmara Municipal. Aberta ao público, a reunião contou também com vereadores que já aguardavam a sessão do dia. 

A audiência serviu para apresentar os pontos cruciais das mudanças caso seja implantada a Tarifa Básica Operacional. Segundo especialistas, o aumento na receita do SAAE com o novo sistema será de 16,7% e para o consumidor a economia nas contas de água podem ser de 5,6% menor que a atual.

De acordo com a Lei Federal 11.445/2007, todo município precisará ter a regulação do saneamento básico, significando que a autarquia definirá as tarifas, pois para garantir os investimentos há necessidade de captação de recursos. 

As novas tarifas devem passar a valer a partir de 2020. Os responsáveis pela Audiência Pública esclareceram que com a entrada em vigor, mais ou menos 30% das residências poderão ter redução no valor da tarifa de até 17% em relação ao que pagam atualmente. 

Três Pontas tem hoje 18 mil residências e as contas se dividem em Social, Residencial, Comercial, Industrial e Pública. Foi esclarecido também no encontro, que em assembleia com prefeitos e representantes de empresas que trabalham com água e saneamento, foi assinado por todos os presentes a Resolução 008/2019 aprovando a implantação das mudanças nas tarifas.

Vereadores que acompanhavam a Audiência Pública questionaram sobre valores, imóveis abandonados e até sobre a tarifa mínima. Todos estes pontos e outras dúvidas serão analisadas ainda pelos vereadores e já se adiantaram que somente serão implantadas se forem mudanças boas para a população. Embora o público tenha sido pequeno, a reunião foi acompanhada por muitos servidores do SAAE. 

com assessoria

Nenhum comentário: