Pular para o conteúdo principal

SAAE DE TRÊS PONTAS VAI IMPLANTAR TARIFA BÁSICA OPERACIONAL

Três Pontas tem hoje 18 mil residências e as contas se dividem em social, residencial, comercial, industrial e pública
Estação de Tratamento de Água Ipiranga, em Três Pontas

Para esclarecimentos à população sobre as mudanças propostas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Três Pontas, no Sul de Minas, uma Audiência Pública foi realizada no Plenário da Câmara Municipal. Aberta ao público, a reunião contou também com vereadores que já aguardavam a sessão do dia. 

A audiência serviu para apresentar os pontos cruciais das mudanças caso seja implantada a Tarifa Básica Operacional. Segundo especialistas, o aumento na receita do SAAE com o novo sistema será de 16,7% e para o consumidor a economia nas contas de água podem ser de 5,6% menor que a atual.

De acordo com a Lei Federal 11.445/2007, todo município precisará ter a regulação do saneamento básico, significando que a autarquia definirá as tarifas, pois para garantir os investimentos há necessidade de captação de recursos. 

As novas tarifas devem passar a valer a partir de 2020. Os responsáveis pela Audiência Pública esclareceram que com a entrada em vigor, mais ou menos 30% das residências poderão ter redução no valor da tarifa de até 17% em relação ao que pagam atualmente. 

Três Pontas tem hoje 18 mil residências e as contas se dividem em Social, Residencial, Comercial, Industrial e Pública. Foi esclarecido também no encontro, que em assembleia com prefeitos e representantes de empresas que trabalham com água e saneamento, foi assinado por todos os presentes a Resolução 008/2019 aprovando a implantação das mudanças nas tarifas.

Vereadores que acompanhavam a Audiência Pública questionaram sobre valores, imóveis abandonados e até sobre a tarifa mínima. Todos estes pontos e outras dúvidas serão analisadas ainda pelos vereadores e já se adiantaram que somente serão implantadas se forem mudanças boas para a população. Embora o público tenha sido pequeno, a reunião foi acompanhada por muitos servidores do SAAE. 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.