Pular para o conteúdo principal

UFLA ABRE CONSULTA INFORMAL À COMUNIDADE PARA OS CARGOS DE REITOR E VICE


A discussão de propostas é um espaço fundamental para reflexões que possam contribuir na construção de apontamentos dos caminhos possíveis para as instituições públicas de ensino superior (IFES) no Brasil. Sendo assim, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) já iniciou o processo de consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de reitor e vice para o período de maio de 2020 à maio de 2024.

O processo de consulta informal é um espaço democrático, no qual os candidatos têm igualdade de condições para os debates e exposição das suas propostas. O processo de consulta informal à comunidade na UFLA foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política do país, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária, além de garantir espaços de discussão das propostas, como os debates que devem ocorrer.

Os três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) participam da consulta informal à comunidade universitária participam deste momento importante na discussão das propostas com os candidatos, assim definindo o melhor caminho para garantir que a UFLA mantenha suas características originais, como a de garantia de acesso, incentivos à permanência e busca de qualidade e mantendo a sua excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Após a consulta informal, o Colégio Eleitoral, que é formado pelos três Conselhos Superiores da universidade (Conselho Universitário - CUNI, de Ensino, Pesquisa e Extensão -CEPE e de Curadores - CCUR), fará uma lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

O regulamento da pesquisa de opinião realizada por meio de consulta informal à comunidade universitária da UFLA para subsidiar o Colégio Eleitoral no processo de escolha de reitor e vice é regido pela Resolução 060 de 2019 do Conselho Universitário. Já o regulamento do processo de organização de lista tríplice pelo Colégio Eleitoral (CEPE/CUNI/CCUR) para escolha de reitor consta é regido pela Resolução 061 de 2019 do CUNI.

Chapas
As chapas concorrentes com reitor e vice foram inscritas nesta terça-feira, 12 e, o período de campanha dos candidatos teve início no dia seguinte, quarta-feira, 13. A votação do processo de consulta informal à comunidade universitária acontece no dia 5 de dezembro, no Centro de Convivência da UFLA.

Foram 4 chapas inscritas. Confira:

Chapa 1
"Somos todos UFLA"
Fátima Maria de Souza Moreira e Júlio Neil Cassa Louzada; 

Chapa 2
"Unidos pela UFLA"
João Chrystomo de Resende Júnior e José Roberto Soares Scolforo; 

Chapa 3
"UFLA para todos"
André Vital Saúde e Giovanni Francisco Rabelo; 

Chapa 4
"Renovação já! Respeito e Responsabilidade"
Francisval de Melo Carvalho e Eric Fernandes de Mello Araújo.


clique na imagem para ampliar

*a numeração das chapas foi definida pela ordem de inscrição. 

Comentários

Anônimo disse…
Excelente matéria. Parabéns!
Antônio disse…
Sucesso aos candidatos. Vamos lutar sempre para o bem da nossa Universidade!
Unknown disse…
Bom dia sucesso aos candidato
Unknown disse…
Renovar sempre, para que venham novas possibilidades e ações coerentes com as necessidades da comunidade.
Uma gestão democrática e participativa, autoritarismo não cabe, e muito menos doutores de cara feia.
Investir nos programas sociais.

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.