Pular para o conteúdo principal

UFLA ABRE CONSULTA INFORMAL À COMUNIDADE PARA OS CARGOS DE REITOR E VICE


A discussão de propostas é um espaço fundamental para reflexões que possam contribuir na construção de apontamentos dos caminhos possíveis para as instituições públicas de ensino superior (IFES) no Brasil. Sendo assim, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) já iniciou o processo de consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de reitor e vice para o período de maio de 2020 à maio de 2024.

O processo de consulta informal é um espaço democrático, no qual os candidatos têm igualdade de condições para os debates e exposição das suas propostas. O processo de consulta informal à comunidade na UFLA foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política do país, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária, além de garantir espaços de discussão das propostas, como os debates que devem ocorrer.

Os três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) participam da consulta informal à comunidade universitária participam deste momento importante na discussão das propostas com os candidatos, assim definindo o melhor caminho para garantir que a UFLA mantenha suas características originais, como a de garantia de acesso, incentivos à permanência e busca de qualidade e mantendo a sua excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Após a consulta informal, o Colégio Eleitoral, que é formado pelos três Conselhos Superiores da universidade (Conselho Universitário - CUNI, de Ensino, Pesquisa e Extensão -CEPE e de Curadores - CCUR), fará uma lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

O regulamento da pesquisa de opinião realizada por meio de consulta informal à comunidade universitária da UFLA para subsidiar o Colégio Eleitoral no processo de escolha de reitor e vice é regido pela Resolução 060 de 2019 do Conselho Universitário. Já o regulamento do processo de organização de lista tríplice pelo Colégio Eleitoral (CEPE/CUNI/CCUR) para escolha de reitor consta é regido pela Resolução 061 de 2019 do CUNI.

Chapas
As chapas concorrentes com reitor e vice foram inscritas nesta terça-feira, 12 e, o período de campanha dos candidatos teve início no dia seguinte, quarta-feira, 13. A votação do processo de consulta informal à comunidade universitária acontece no dia 5 de dezembro, no Centro de Convivência da UFLA.

Foram 4 chapas inscritas. Confira:

Chapa 1
"Somos todos UFLA"
Fátima Maria de Souza Moreira e Júlio Neil Cassa Louzada; 

Chapa 2
"Unidos pela UFLA"
João Chrystomo de Resende Júnior e José Roberto Soares Scolforo; 

Chapa 3
"UFLA para todos"
André Vital Saúde e Giovanni Francisco Rabelo; 

Chapa 4
"Renovação já! Respeito e Responsabilidade"
Francisval de Melo Carvalho e Eric Fernandes de Mello Araújo.


clique na imagem para ampliar

*a numeração das chapas foi definida pela ordem de inscrição. 

Comentários

Anônimo disse…
Excelente matéria. Parabéns!
Antônio disse…
Sucesso aos candidatos. Vamos lutar sempre para o bem da nossa Universidade!
Unknown disse…
Bom dia sucesso aos candidato
Unknown disse…
Renovar sempre, para que venham novas possibilidades e ações coerentes com as necessidades da comunidade.
Uma gestão democrática e participativa, autoritarismo não cabe, e muito menos doutores de cara feia.
Investir nos programas sociais.

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.