Pular para o conteúdo principal

UFLA ABRE CONSULTA INFORMAL À COMUNIDADE PARA OS CARGOS DE REITOR E VICE


A discussão de propostas é um espaço fundamental para reflexões que possam contribuir na construção de apontamentos dos caminhos possíveis para as instituições públicas de ensino superior (IFES) no Brasil. Sendo assim, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) já iniciou o processo de consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de reitor e vice para o período de maio de 2020 à maio de 2024.

O processo de consulta informal é um espaço democrático, no qual os candidatos têm igualdade de condições para os debates e exposição das suas propostas. O processo de consulta informal à comunidade na UFLA foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política do país, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária, além de garantir espaços de discussão das propostas, como os debates que devem ocorrer.

Os três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) participam da consulta informal à comunidade universitária participam deste momento importante na discussão das propostas com os candidatos, assim definindo o melhor caminho para garantir que a UFLA mantenha suas características originais, como a de garantia de acesso, incentivos à permanência e busca de qualidade e mantendo a sua excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Após a consulta informal, o Colégio Eleitoral, que é formado pelos três Conselhos Superiores da universidade (Conselho Universitário - CUNI, de Ensino, Pesquisa e Extensão -CEPE e de Curadores - CCUR), fará uma lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

O regulamento da pesquisa de opinião realizada por meio de consulta informal à comunidade universitária da UFLA para subsidiar o Colégio Eleitoral no processo de escolha de reitor e vice é regido pela Resolução 060 de 2019 do Conselho Universitário. Já o regulamento do processo de organização de lista tríplice pelo Colégio Eleitoral (CEPE/CUNI/CCUR) para escolha de reitor consta é regido pela Resolução 061 de 2019 do CUNI.

Chapas
As chapas concorrentes com reitor e vice foram inscritas nesta terça-feira, 12 e, o período de campanha dos candidatos teve início no dia seguinte, quarta-feira, 13. A votação do processo de consulta informal à comunidade universitária acontece no dia 5 de dezembro, no Centro de Convivência da UFLA.

Foram 4 chapas inscritas. Confira:

Chapa 1
"Somos todos UFLA"
Fátima Maria de Souza Moreira e Júlio Neil Cassa Louzada; 

Chapa 2
"Unidos pela UFLA"
João Chrystomo de Resende Júnior e José Roberto Soares Scolforo; 

Chapa 3
"UFLA para todos"
André Vital Saúde e Giovanni Francisco Rabelo; 

Chapa 4
"Renovação já! Respeito e Responsabilidade"
Francisval de Melo Carvalho e Eric Fernandes de Mello Araújo.


clique na imagem para ampliar

*a numeração das chapas foi definida pela ordem de inscrição. 

Comentários

Anônimo disse…
Excelente matéria. Parabéns!
Antônio disse…
Sucesso aos candidatos. Vamos lutar sempre para o bem da nossa Universidade!
Unknown disse…
Bom dia sucesso aos candidato
Unknown disse…
Renovar sempre, para que venham novas possibilidades e ações coerentes com as necessidades da comunidade.
Uma gestão democrática e participativa, autoritarismo não cabe, e muito menos doutores de cara feia.
Investir nos programas sociais.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...