quarta-feira, 13 de novembro de 2019

UFLA ABRE CONSULTA INFORMAL À COMUNIDADE PARA OS CARGOS DE REITOR E VICE


A discussão de propostas é um espaço fundamental para reflexões que possam contribuir na construção de apontamentos dos caminhos possíveis para as instituições públicas de ensino superior (IFES) no Brasil. Sendo assim, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) já iniciou o processo de consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de reitor e vice para o período de maio de 2020 à maio de 2024.

O processo de consulta informal é um espaço democrático, no qual os candidatos têm igualdade de condições para os debates e exposição das suas propostas. O processo de consulta informal à comunidade na UFLA foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política do país, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária, além de garantir espaços de discussão das propostas, como os debates que devem ocorrer.

Os três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) participam da consulta informal à comunidade universitária participam deste momento importante na discussão das propostas com os candidatos, assim definindo o melhor caminho para garantir que a UFLA mantenha suas características originais, como a de garantia de acesso, incentivos à permanência e busca de qualidade e mantendo a sua excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Após a consulta informal, o Colégio Eleitoral, que é formado pelos três Conselhos Superiores da universidade (Conselho Universitário - CUNI, de Ensino, Pesquisa e Extensão -CEPE e de Curadores - CCUR), fará uma lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

O regulamento da pesquisa de opinião realizada por meio de consulta informal à comunidade universitária da UFLA para subsidiar o Colégio Eleitoral no processo de escolha de reitor e vice é regido pela Resolução 060 de 2019 do Conselho Universitário. Já o regulamento do processo de organização de lista tríplice pelo Colégio Eleitoral (CEPE/CUNI/CCUR) para escolha de reitor consta é regido pela Resolução 061 de 2019 do CUNI.

Chapas
As chapas concorrentes com reitor e vice foram inscritas nesta terça-feira, 12 e, o período de campanha dos candidatos teve início no dia seguinte, quarta-feira, 13. A votação do processo de consulta informal à comunidade universitária acontece no dia 5 de dezembro, no Centro de Convivência da UFLA.

Foram 4 chapas inscritas. Confira:

Chapa 1
"Somos todos UFLA"
Fátima Maria de Souza Moreira e Júlio Neil Cassa Louzada; 

Chapa 2
"Unidos pela UFLA"
João Chrystomo de Resende Júnior e José Roberto Soares Scolforo; 

Chapa 3
"UFLA para todos"
André Vital Saúde e Giovanni Francisco Rabelo; 

Chapa 4
"Renovação já! Respeito e Responsabilidade"
Francisval de Melo Carvalho e Eric Fernandes de Mello Araújo.


clique na imagem para ampliar

*a numeração das chapas foi definida pela ordem de inscrição. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria. Parabéns!

Antônio disse...

Sucesso aos candidatos. Vamos lutar sempre para o bem da nossa Universidade!

Unknown disse...

Bom dia sucesso aos candidato

Unknown disse...

Renovar sempre, para que venham novas possibilidades e ações coerentes com as necessidades da comunidade.
Uma gestão democrática e participativa, autoritarismo não cabe, e muito menos doutores de cara feia.
Investir nos programas sociais.