sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

TUATHA DE DANANN LANÇA LYRIC VÍDEO DA MÚSICA "CONJURA" EM HOMENAGEM AOS 230 ANOS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA


Enquanto muitos estão “curando a ressaca” das festas, o Tuatha de Danann trabalha a todo vapor! A banda lançou, neste dia 26 de dezembro, o lyric vídeo de “Conjura”. A data de lançamento foi escolhida por marcar a última das principais reuniões dos inconfidentes mineiros, realizada no mesmo dia em 1788, em Ouro Preto, na Capitânia de Minas Gerais. O vídeo está disponível no link: https://youtu.be/ExSpEd4OHx8

“Conjura” é o terceiro vídeo do CD “The Tribes of Witching Souls” e aborda o movimento da “Inconfidência Mineira” ou “Conjuração Mineira”, que visava à independência de Minas Gerais em relação à dominação portuguesa. "É uma homenagem que fizemos a este episódio tão importante da história brasileira. Em torno da Inconfidência temos de tudo: amor, poesia, revolta, ganância, traição, heroísmo, covardia e sangue”, explica o Bruno Maia, autor da música e letra.

A reunião, realizada em 1788, é tida pela historiografia como a decisiva, quando todo o plano de ação da Conjuração foi traçado, da tomada do poder aos atos administrativos dos subsequentes meses pós levante. A reunião aconteceu na casa do Tenente Coronel da Tropa Regular Francisco de Paula Freire de Andrade, o inconfidente de maior patente militar da Capitânia de Minas Gerais.

Na composição, a figura do considerado mártir do movimento Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi tratada de forma romantizada. Porém, conforme Bruno Maia, a letra funciona como um resumo da “Conjuração Mineira" que completou 230 anos em 2019. "Não deixa de ter um acento contemporâneo com o Brasil de hoje, a subserviência às grandes potências, o neocolonialismo e entreguismo que bate a nossa porta todo dia", completa.

O vídeo de “Conjura” foi produzido por Raoni Joseph e destaca pinturas clássicas retratando os Inconfidentes, Tiradentes e fotos das localidades onde a sedição teve mais adeptos como Ouro Preto, São João del Rei e Tiradentes. Em 2018, o editor de vídeo também produziu o lyric video de “Your Wall Shall Fall”, single do “The Tribes of Witching Souls”. O álbum foi lançado pela Heavy Metal Rock no início de 2019.



Outras informações sobre o Tuatha de Danann no site: www.tuathadedanann.art ou pelas redes sociais.

Webstore / Loja virtual: http://www.tuathadedanann.art.br/loja/

com Ivanei Salgado - da assessoria

Nenhum comentário: