quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

PROJETOS DE INICIAÇÃO À PESQUISA JÚNIOR ENVOLVEM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM LAVRAS


O Programa Institucional de Iniciação à Pesquisa Júnior (PIIP Júnior) da Universidade Federal de Lavras ( UFLA) recebe, até 13 de março, o cadastro de projetos de pesquisa envolvendo estudantes do ensino médio.

Serão disponibilizadas 100 vagas para estudantes do ensino médio das redes pública e privada de Lavras, de acordo com a seguinte distribuição:

- 50 vagas para estudantes da rede pública, com possibilidade de bolsa mensal de R$ 150,00;

- 50 vagas para estudantes da rede privada, com participação voluntária.

Os formulários de cadastro estão disponíveis, até o dia 13 de março, neste link. O cadastro pelo link configura-se como um cadastro prévio, portanto, está sujeito a mudanças. O projeto deverá ser coordenado por um servidor (docente ou técnico administrativo) do quadro permanente, que será o responsável pela orientação do estudante vinculado ao projeto.

A participação dos estudantes está condicionada à disponibilidade de projetos, por isso é necessária a colaboração da comunidade acadêmica para disponibilizar projetos de pesquisa para estudantes de nível médio. O início das atividades dos alunos está previsto para o mês de abril.

O Programa
O Programa Institucional de Iniciação à Pesquisa Júnior (PIIP Júnior) é inspirado no Programa de Bolsas de Iniciação Científica para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas (BIC Júnior), que tinha como objetivo aproximar os estudantes da pesquisa científica por meio da participação em projetos coordenados por pesquisadores das mais diversas áreas, bem como possibilitando novas experiências para os jovens mineiros. Na UFLA, o BIC Júnior foi implementado em 2004 e suspenso em fevereiro de 2019.

A gestão do PIIP Júnior será conjunta entre as Pró-Reitorias de Pesquisa (PRP) e de Extensão e Cultura (Proec). Essa iniciativa trará diversas contribuições para o desenvolvimento dos jovens (pessoais, sociais, profissionais), além de reforçar a importância das ações extensionistas da Instituição.

A divulgação do edital para as escolas e a seleção dos estudantes estão previstas para fevereiro/março de 2020 e o início das atividades dos alunos está previsto para o mês de abril. 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail pauloricardo.silva@ufla.br

da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: