Pular para o conteúdo principal

VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO SÃO LEMBRADAS EM ATO SOLENE PELO PREFEITO EM ALFENAS


Dia 27 de janeiro vítimas do Holocausto foram lembradas em Alfenas, no Sul de Minas, e em ato solene o prefeito Luiz Antonio da Silva (PT) assinou decreto institucionalizando no Município a data como dia de celebração em memória às vítimas do Holocausto. 

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Instituto de Cidadania e Direitos Humanos (ICDH), Federação Israelita de Minas Gerais (FISEMG), Instituto Histórico Israelita Mineiro e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) se uniram na semana intensa de atividades, de 27 a 30, em celebração ao “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”.

Para lembrar o dia, aconteceu várias exposições em memórias às vítimas do Holocausto com mostra de quadros, debates, rodas de conversas, exibição de filmes: “Amém e O longo caminho para casa”, com debates abordando o tema na Câmara Municipal, Prefeitura, Secretaria de Educação e Cultura, e também na Praça Getúlio Vargas, com exposições e movimentos em homenagem às vítimas. As palestras foram proferidas pelo Vander Cherry, presidente do ICDH, na Câmara Municipal de Alfenas e Jacques Ernest Levy, diretor do Instituto Histórico Israelita Mineiro, abordando o tema judaísmo, intolerância, racismo e antissemitismo.


O decreto assinado pelo prefeito em homenagem ao Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto tem como finalidade promover a reflexão contra qualquer tipo de discriminação, intolerância e tirania, e a valorização da convivência e a cultura da paz no município de Alfenas.

Em seu post nas redes sociais o prefeito fez comentário sobre o Dia de Resistência contra intolerância. Assinei Decreto que transforma o dia 27 de janeiro como memória das vítimas do Holocausto, em uma roda de conversa na Câmara Municipal com o senhor Jacques Ernest Levy judeu militante, e famílias judaicas, Engel e Boczar. “Lembrar pra não deixar repetir”, concluiu.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
A data foi criada pela ONU, em 2005, através de uma resolução que instituiu 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...