quarta-feira, 27 de maio de 2020

TCE CRIA ROBÔ PARA INSPECIONAR COMPRAS PÚBLICAS LIGADAS À PANDEMIA DE COVID-19

Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação do TCEMG

O atual quadro de pandemia de COVID-19 estabelecido no país tornou cruciais as contratações por parte da Administração Pública para garantir recursos rápidos no combate à pandemia. Diariamente centenas de aquisições são publicadas nos diários oficiais envolvendo uma grande quantidade de recursos públicos direcionados à saúde.

O Centro de Inteligência e Fiscalização Integrada (Suricato) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio do seu Laboratório de Análise de Dados, criou um robô que automatiza o processo de coleta de dados, com o objetivo de tornar mais eficiente, o acompanhamento das despesas destinadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública. O processo consiste na varredura diária das publicações oficiais pesquisando por aquisições, contratos, convênios e aditivos relacionados ao COVID-19.

A automação da tarefa permite realizar a leitura de grandes cadernos de publicações em poucos minutos e, assim, rapidamente os resultados são disponibilizados para análise. Além da rapidez, pode-se identificar outros benefícios como: redução de custos, garantia de segurança e aumento da produtividade. Os dados capturados pelo robô são estruturados e colocados à disposição das equipes do TCEMG dedicadas exclusivamente ao acompanhamento dessas contratações.

Com essa ferramenta o TCEMG pode aprimorar sua ação fiscalizatória, contribuir de forma mais efetiva para o pente fino das aquisições públicas e, com o apoio dos órgãos de controle que atuam na Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (ARCCO), torna-se possível alcançar um grande número de municípios e potencializar o cruzamento de dados para a sinalização de alertas.

Nenhum comentário: