quinta-feira, 21 de maio de 2020

TRÊS BAIRROS DE RIBEIRÃO DAS NEVES JÁ CONTAM COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA MODERNIZADA

Ruas de Justinópolis, Centro e Veneza já contam com lâmpadas LED, que oferecem melhor luminosidade e economia
Antes e depois da instalação das lâmpadas LED

O novo sistema de iluminação pública está transformando as ruas de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a substituição das lâmpadas antigas pelas de LED, que proporcionam melhor percepção visual devido à emissão de luz branca. O trabalho é realizado pelo Consórcio IP Minas, que inclui a Quantum Engenharia. Dos 8.700 pontos previstos para modernização no primeiro ano de contrato, já foram realizados 1.000 (11%). Esses atendimentos englobam as regiões de Justinópolis e Centro, sendo iniciados também em Veneza em maio.

Em paralelo, também é realizado o trabalho de manutenção. Ribeirão das Neves conta com 26.700 pontos de iluminação pública, dos quais 6.146 (23%) já receberam atendimento até 30 de abril. “Apenas em abril foram realizadas 2.129 manutenções”, destaca o gerente do IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer.

O contrato com o IP Minas foi assinado em novembro de 2019, destacando Ribeirão das Neves como município pioneiro no estabelecimento de parceria público-privado (PPP) na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com validade de 30 anos, prevê execução de obras e prestação de serviços relativos à modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de rede de iluminação pública do município.

Com implantação da tecnologia LED e de um sistema 100% por telegestão (com controle remoto em tempo real via internet), além de um centro de controle operacional, Ribeirão das Neves entra para o rol de cidades inteligentes. Entre os benefícios, estão a eficiência energética e a redução de, no mínimo, 50% do consumo de energia de iluminação pública, e menores custos operacionais devido à menor taxa de falha do LED e à atuação remota da telegestão.

Nenhum comentário: