terça-feira, 11 de agosto de 2020

TEATRO DE ALFENAS PASSA POR MODERNIZAÇÃO


Anunciada pelo prefeito Luiz Antonio da Silva, no último dia 31, a tão esperada reforma do Teatro Municipal, agora se concretiza. A Prefeitura de Alfenas, no Sul de Minas, dá início aos trabalhos e o equipamento cultural ganhará uma estrutura mais moderna e que proporcionará mais conforto e segurança para o público.

As obras já estão em andamento, e segundo Anselmo Cesário, diretor teatral, o Teatro Municipal de Alfenas foi inaugurado em 31 de janeiro de 1977, e o acesso se dá por escadas o que não permite o acesso de cadeirantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, entre outros. 

E, com a necessidade se adequar às novas normas técnicas de acessibilidade, em junho de 2018, a Prefeitura de Alfenas deu início ao projeto de reforma que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Estratégico, e em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Alfenas foi feita a apresentação e discussão do Projeto de Reforma do Teatro Municipal de Alfenas.


Na reforma serão executados serviços de adequação para garantias de acessibilidade, com a instalação de um elevador e adequação dos banheiros, troca de cadeiras por novas mais modernas e adaptadas, além do sistema de ar condicionado e piso de carpete. O objetivo da reforma e melhorias no local é promover a inclusão cultural no espaço público.

Com a reforma será instalado um elevador panorâmico que dará acesso do térreo à plateia, os banheiros serão adaptados e também serão trocadas todas as cadeiras, deixando os espaços adequados para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. 

Os camarins serão adequados às normas técnicas de acessibilidade, e inclusive, com a instalação de chuveiro. O teatro vai receber ainda um sistema de ar condicionado para garantir o conforto ambiental e a parte externa será revitalizada e o teatro ganhará também um novo telhado, detalhou Anselmo.

As obras vão custar ao todo, cerca de R$ 932 mil, e os recursos foram obtidos através de emenda parlamentar do ex-deputado federal George Hilton, em 2018. Os serviços serão executados pela Construtora Versa Engenharia e Representações Comerciais Ltda com entrega da obra prevista para janeiro de 2021.

Histórico – Teatro Municipal Professor Alaor de Carvalho Moura
O teatro de Alfenas foi inaugurado em 31 de janeiro de 1977 e em 92 um incêndio danificou o prédio. Em maio de 2005 recebeu a primeira reforma em todos esses anos, com troca do carpete por taco, construção de uma porta de emergência e instalação de um sistema de iluminação profissional. Em 2017, o teatro recebeu nova iluminação, módulo dimmer, uma mesa de iluminação, com refletores LED, e refletores comuns.

Nenhum comentário: