sexta-feira, 11 de setembro de 2020

HEMOMINAS LAVRAS ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE EM MEIO À PANDEMIA

 Número de doadores teve redução drástica com as medidas de restrição

O Posto Avançado de Coleta Externa em Lavras, no Sul de Minas, divulgou um alerta à comunidade sobre a importância da doação de sangue em tempos de pandemia pela Covid-19. Devido ao isolamento social, o volume de doações caiu na cidade, a exemplo do restante dos municípios mineiros, o que refletiu negativamente no nível de estoques da rede Hemominas, em especial o sangue tipo O negativo, que por ser o mais utilizado, encontra-se em nível crítico, além dos tipos O positivo e A positivo, que também estão em falta.

Mesmo após o início da pandemia, a demanda em Lavras se manteve na média de 200 bolsas/mês, ao passo que o número de doadores teve redução drástica com as medidas de restrição, o que resultou na baixo dos estoques, já que o sangue coletado na cidade é enviado à regional do Hemominas em São João del-Rei, que está em estado de alerta a exemplo do restante do Estado.

Em Lavras as doações são realizadas duas vezes na semana, sempre às terças e quintas-feiras, de 7:30 às 11:30. O telefone para agendamento é o (35) 3694-4145. Vale destacar que a cidade é a única no estado com dois dias de coleta semanal e que em breve contará com o agendamento online.

Critérios covid-19
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Nenhum comentário: