terça-feira, 29 de setembro de 2020

SENAC NO FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA PRÓ TIRADENTES

Além participação de chefs e alunos, profissionais fazem seleção das receitas no concurso Talento em Casa, uma das novidades da programação

Parceiro há 18 anos do maior evento gastronômico de Minas, o Senac mantém a tradição e integra o Festival Cultura e Gastronomia Pró Tiradentes, que este ano ganhou a versão digital e acontece entre os dias 1º e 4 de outubro pela plataforma farturabrasil.com.br. A proposta é promover a qualificação gratuita de milhares de pessoas e contribuir para o fomento econômico da cidade que, há 23 anos, recebe o evento.

Como de costume, chefs e alunos do Senac se dividem ao longo de toda a programação. Mesmo com o formato on-line, os estudantes mantêm o apoio presencial aos chefs, seguindo todos os protocolos de segurança, durante as atividades, uma experiência que requer habilidade e muita concentração. “Sem dúvida, este é um dos momentos mais esperados. Estar em Tiradentes é uma chance que só nossos alunos têm”, explica o gerente de Produtos em Gastronomia do Senac, Hans Eberhard Aichinger, reforçando que todas as gravações aconteceram na SteakHouse Escola do Senac, em Tiradentes.

De festim a lives
Já na abertura do evento, o chef e docente de Barbacena, Bruno Dedé, integra o Festim do dia 1º com Ivo Faria, que se formou no curso de Cozinheiro do Senac. Já Ronei Peterson, também de Barbacena, faz dupla com João Lombardi, do restaurante Ora Pro Nóbis (Tiradentes) no espaço Chef em Casa. Eles criaram uma receita exclusiva de pancetta para o Festival. Ambas execuções estarão no site e serão comercializadas por delivery.

Durante todo o evento, também ficarão disponíveis na plataforma Dicas dos chefs Ronie Peterson e Luciano Avellar. São vídeos curtos com orientações para o dia a dia na cozinha. Na programação das lives, os temas abordados serão “E agora! Como associar capacitação, segurança, qualidade e acolhimento na gastronomia?”, com Carol Haddad, e “Charcutaria à moda mineira”, com Marcus Monteiro.

Talento em casa
Uma das novidades desta edição é o concurso Talento em Casa, que vai escolher a melhor receita de bolo. Os profissionais e alunos do Senac vão escolher as cinco melhores, que passam para a segunda fase. Nessa, o chef Luciano Avellar, o pesquisador gastronômico Rusty Marcellini e quitandeira Jucinéia Rocha vão selecionar três para serem executadas em Tiradentes, com apoio dos alunos do Senac, e votadas pelo público.

PROGRAMAÇÃO SENAC NO EVENTO


1º a 4 de outubro – evento online

Espaço Dicas do Chef – vídeos disponíveis na plataforma durante o Festival

Como espessar molhos, sopa e guisados. Beurre mainèe (manteiga manipulada) – Chef Ronie Peterson

Como manter a suculência no peito de frango - Técnicas de grelhados -  Chef Luciano Avellar

Como caramelizar a cebola para o arroz – Chef Luciano Avellar

Espaço Chef em Casa – vídeo disponível na plataforma durante o Festival

Panceta crocante com polenta de milho branco, molho de cachaça e banana da terra recheada com ora pro nóbis - Chefs Ronie Peterson e João Lombardi (restaurante Ora Pro Nóbis)


Festim – jantar – dia 1º/10

Entrada - Chef Ivo Faria: Salmão selado com emulsão abacate, rúcula, queijo, e batatas confitadas

Prato principal - Chef Ivo Faria: Steak de filé a la romana com molho de rabada, tortinha de boroa e purê de banana envolto em abobrinha.

Sobremesa - Chef Bruno Déde: Broa de milho com creme anglaise, chantily de queijo e tuile de café

Ação Talento em Casa – Os profissionais e alunos do Senac vão participar das fases de seleção e execução das receitas.


Lives

Espaço Empreendedorismo Gastronômico - Dia 03/10, às 09h: “E agora!  Como associar capacitação, segurança, qualidade e acolhimento na gastronomia?”, com Carol Haddad – professora do curso de MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira do Senac

Espaço Receita do Chef - Dia 02/10, às 12h: Receita do Chef – Charcutaria à moda mineira - A arte de respeitar o tempo nos saberes e fazeres das comidas de sobrevivência, com Marcus Monteiro – professor de Gastronomia da Faculdade Senac

 

Confira a programação completa no site: farturabrasil.com.br

Nenhum comentário: