Pular para o conteúdo principal

TUATHA DE DANANN LANÇA VÍDEO DA MÚSICA "GUNS AND PIKES"

A música é o segundo single do álbum “In Nomine Éireann” previsto para novembro deste ano via Heavy Metal Rock

O novo álbum do Tuatha de Danann está agendado para o próximo mês de novembro. Mas antes do novo disco, a banda presenteou os fãs com o lyric vídeo de “Guns and Pikes”, segundo single do álbum “In Nomine Éireann”. O vídeo pode ser assistido no canal oficial do Tuatha de Danann no Youtube: https://bit.ly/3dJwiLg.

A canção, “Guns and Pikes”, é uma melodia tradicional irlandesa gravada por diversos artistas com diversos títulos e letras. "Isso é muito comum em se tratando da música tradicional irlandesa. Começou a rolar quando a Irlanda ainda era uma colônia britânica e teve, como todos os países que viveram a experiência do colonialismo, suas terras confiscadas, sua língua marginalizada, sua religião e seus símbolos culturais perseguidos”, explicou Bruno Maia, vocalista e guitarrista do Tuatha de Danann.

A letra de “Guns and Pikes” é uma parceria entre o vocalista do Tuatha de Danann e o irlandês Folkmooney, nativo de Dublin e que viveu em Minas Gerais por um período. O texto faz uma alusão às pessoas que lutam contra a tirania, contra as injustiças e pelos direitos do povo. “São pessoas que se sacrificam por um ideal coletivo. Que lutam até o fim não se importando com suas próprias vidas, mas fazendo dessa luta, a razão de suas existências”, explicou Bruno Maia.

Essa prática de utilização das melodias irlandesas para canções de cunho político, conforme explicação de Bruno Maia, é antiga. “Os povos da Irlanda aproveitavam de melodias conhecidas e criavam outra letra, em gaélico ou mesmo inglês. Na maioria das vezes, as letras abordavam política, conscientização social, mensagens revoltosas e, às vezes, até de ordens para um iminente levante".

Além dos membros do Tuatha de Danann, o vídeo de Guns and Pikes traz a participação dos convidados Rafael Ávila (bateria), Raphael Tchurtis (guitarra), Alex Navar (uilleann pipes) e de Folkmooney (vocais). A gravação foi realizada no pub Hasta Siempre Brew, em Varginha, e na Irlanda. A captação de imagens no Brasil foram realizadas por Rodrigo “Monstrão” Barbieri e a edição ficou ao cargo de Raoni Silva Joseph.

O álbum “In Nomine Éireann” será lançado pela gravadora Heavy Metal Rock e conta com 8 versões de músicas tradicionais irlandesas e duas músicas novas. Para o disco, o Tuatha de Danann realiza a campanha especial (euapoio.tuathadedanann.art.br) que oferece várias contrapartidas para os apoiadores, como CD’s, shows exclusivos, karaokê, entre outras. Cerca de 500 pessoas já participam da campanha. No período de pandemia, o Tuatha de Danann lançou diversos produtos para os fãs, como máscaras personalizadas, tulipas de cerveja, toalhas, xícaras, bandeiras, café especial, além de camisetas e CD’s. Os itens estão disponíveis na página: http://www.tuathadedanann.art.br/loja/.

Acompanhe informações do Tuatha de Danann pelo site oficial e pelas redes sociais:


com Ivanei Salgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.