quarta-feira, 11 de novembro de 2020

LABCOVID E OBRAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA RECEBERAM VISITA DO SECRETÁRIO CARLOS EDUARDO


O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerai, Carlos Eduardo Amaral, esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) no último dia 6. Ele visitou as obras do Hospital Universitário, no bairro Jardim Glória, em Lavras, e o LabCovid, no campus da universidade.

Acompanhado do secretário adjunto Marcelo Cabral Tavares e de uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, foi recebido pela direção executiva da UFLA e passou pelas instalações do futuro Hospital, que terá 101 leitos, sendo 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

O empreendimento possui três pavimentos, em uma área de 6.762m2 , além de mais mil metros quadrados com 23 consultórios consultórios. Ofertará atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além do benefício de atendimento direto à população, o Hospital Universitário terá papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da UFLA ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física.


Já o LabCovid é o laboratório estruturado na UFLA para a realização de testes moleculares para diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. O espaço foi inaugurado em outubro. O laboratório recebeu, nessa sexta (6/11), o último painel de amostras do processo para credenciamento à Rede de Apoio Técnico Laboratorial Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias. Após essa última fase, será possível o início da contribuição da UFLA com os testes feitos no Estado para enfrentamento à Covid-19.

De acordo com o secretário de Estado, a equipe da SES-MG está circulando por Minas para observar de perto o panorama da saúde nas regiões. 

“A saúde é uma área com muitas obras em andamento, e sempre com muitas necessidades a serem atendidas. Nosso intuito é observar as oportunidades de melhoria nas regiões, para definirmos as ações e as prioridades”, explicou. Após conhecer o projeto do Hospital da UFLA e o laboratório, que também poderá atender a demandas do Estado relacionadas a outras doenças além da Covid-19, realçou que a UFLA é uma universidade de excelência. “Tudo que for feito pela Instituição, será bem feito”.

Segundo o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, a universidade atua sempre para cumprir sua missão de servir à sociedade em diferentes frentes, e os resultados têm sido muito bons porque há a integração de esforços entre diversas instâncias para a boa aplicação dos recursos públicos. "A proximidade com o poder público estadual é essencial para que a UFLA avance em vários projetos e para que colabore ainda mais com o interesse público regional".

da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: