terça-feira, 20 de abril de 2021

INATEL INTEGRA REDE DE INOVAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL LANÇADA PELO MCTI E EMBRAPII

Evento de lançamento com transmissão ao vivo, participação do ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes e diretor-presidente da EMBRAPII/MCTI, Jorge Guimarães

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, como Unidade Regional EMBRAPII, será membro da Rede de Inovação em Transformação Digital lançada pelo MCTI e EMBRAPII, para troca de conhecimento entre as Unidades e as empresas. 

O objetivo será incentivar o uso e o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao processo produtivo industrial nacional. Para isso, a rede colocará os pesquisadores em contato com as demandas empresariais, além de garantir, em cinco anos, um aporte financeiro para modernização da indústria, visando alavancar a economia brasileira.

Alguns dos temas em destaque para atualização empresarial são especialidades do Inatel, como Internet da Coisas (IoT), Indústria 4.0 e Conectividade. A rede criará consórcios entre empresas e Unidades EMBRAPII para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, até chegarem ao processo de prototipagem para introdução no mercado.

Este desenvolvimento de competências estratégicas para as demandas industriais mantém as Unidades EMBRAPII, como o Inatel, à frente do conhecimento nacional, gera riqueza intelectual e econômica para o país e incentiva a produção nacional de tecnologias de ponta, para redução da dependência internacional, ou seja, da importação.

O Inatel fará parte de um dos quatro comitês, que terão funções específicas: operacionalização; startups; infraestrutura e veículos autônomos e mobilidade. Esses grupos vão debater formas para o desenvolvimento dessas áreas. As startups são consideradas fundamentais pela Rede para ajudarem a colocar a tecnologia no mercado e o Instituto poderá contribuir, mais uma vez, com sua grande experiência, por contar com uma Incubadora de Empresas própria e um Núcleo de Empreendedorismo voltado ao desenvolvimento de startups tecnológicas.

Segundo o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, Carlos Augusto Rocha, “para o Inatel, o convite oferecido pela EMBRAPII é mais um reconhecimento da seriedade e competência do Instituto na área, além da oportunidade de trabalharmos com projetos inovadores, que promovam a transformação digital, contribuindo com o crescimento do processo produtivo industrial do país, obtendo uma formação de obra qualificada e colaborando com o avanço tecnológico do Brasil” enfatiza o representante da Instituição para a Rede de Inovação.

A Rede foi lançada em 10 de março de 2021, com o anúncio do apoio financeiro de R$ 80 milhões via Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que podem financiar até metade dos projetos. 

O legado que se espera alcançar, além do retorno em dobro dos investimentos em cinco anos, será o conhecimento e as trocas de competências desse ecossistema formado pelos 21 centros de pesquisas voltados à Transformação Digital para empresas e indústrias brasileiras.

Nenhum comentário: