sábado, 17 de abril de 2021

UFLA ANUNCIA CORTE DE 10% NOS POSTOS DE TRABALHO EM VÁRIOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

Circular oriunda da Proplag causou apreensão nos corredores da instituição

Uma circular da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), comandada pelo professor Márcio Ladeira, caiu como uma bomba nos corredores e gerou um clima de medo e apreensão na instituição e nos lares da cidade. Pelo documento, encaminhado as chefias dos setores, a instituição irá cortar 10% dos postos de trabalho em todos os contratos de terceirização nas Pró-reitorias e suas Diretorias vinculadas, assim como, em todas as unidades acadêmicas.

Segundo o documento, as unidades deverão enviar até o próximo dia 30 de abril, o nome e a função de cada funcionário terceirizado que será demitido. Ainda de acordo com a circular, o contrato de limpeza deverá ser revisto e o contrato do Restaurante Universitário (RU) será analisado. O corte de 10% não afetará o contrato de vigilância do campus.

A medida vem em um momento em que vários servidores efetivos estão se aposentando ou estão próximos da aposentadoria e o governo federal não têm liberado concursos públicos, o que pode comprometer a qualidade dos serviços públicos, além da grave crise que os trabalhadores já enfrentam devido à pandemia de Covid-19. 

A UFLA têm um papel fundamental no equilíbrio econômico do município de Lavras, no Sul de Minas, sendo fonte de geração de emprego e renda.

Nenhum comentário: