sexta-feira, 21 de maio de 2021

EDIÇÃO DO PINT OF SCIENCE EM LAVRAS UNIU CIENTISTAS E POPULAÇÃO PARA DEBATER A CIÊNCIA


Terminou nesta quarta-feira, dia 19, a programação de Pint of Science - Lavras 2021, o maior evento de divulgação científica no mundo. Realizado on-line pelos canais do projeto de extensão "A Magia da Física e do Universo", a programação local já conta com quase mil visualizações nos cinco vídeos das transmissões. Clique aqui para assistir.

O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica onde várias cidades do mundo todo sincronizam seus eventos nos mesmos dias. A ideia é que estes eventos possam ser feitos em ambientes descontraídos que permitam colocar em conversa os cientistas que realizam as descobertas científicas e a população que quer saber detalhes dessas descobertas. Então é muito importante esse encontro entre os cientistas e a população, pois somos, todos juntos, e todas juntas que desenvolvemos ciência para o bem estar da humanidade e do meio ambiente.

No ano passado a organização mundial do Pint of Science encaminhou novas orientações para realização de eventos de divulgação científica para crianças, denominado Pint of Milk. 

Foi realizado o Pint of Milk ano passado e o número de visualizações alcançadas até o momento foi de 165. Neste ano o Pint of Milk aconteceu no dia 17 de maio e já alcançou 314 visualizações. 

Os professores do Instituto de Ciências Naturais (ICN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Alberto Castro Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, responsáveis locais pela condução do evento, comemoram os resultados.

"Estamos muito contentes com esse resultado. Achamos que Pint of Milk tem grandes chances de crescer como um evento de divulgação científica relevante para a população", destacam.

Houveram muitas perguntas do público. A diversidade do público também foi notadamente ampla em idades e profissões, resultado muito bom para um processo de divulgação científica.

A inauguração do Pint of Milk teve a presença da secretária de municipal Educação de Nepomuceno e o Pint of Science teve a presença de um representante da Secretaria Municipal de Educação de Lavras e um representante do ICN da UFLA, mostrando que todos juntos fazem ciência em Lavras e Nepomuceno.

"Tivemos a presença de 10 cientistas, pesquisadores e professores das universidades públicas que deleitaram com ciência ao público", ressaltam os organizadores.

Caso tenha perdido alguma discussão do festival, você ainda pode encontrá-la disponível no canal do projeto “Magia da Física e do Universo” do Youtube.

Nenhum comentário: