Pular para o conteúdo principal

EDIÇÃO DO PINT OF SCIENCE EM LAVRAS UNIU CIENTISTAS E POPULAÇÃO PARA DEBATER A CIÊNCIA


Terminou nesta quarta-feira, dia 19, a programação de Pint of Science - Lavras 2021, o maior evento de divulgação científica no mundo. Realizado on-line pelos canais do projeto de extensão "A Magia da Física e do Universo", a programação local já conta com quase mil visualizações nos cinco vídeos das transmissões. Clique aqui para assistir.

O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica onde várias cidades do mundo todo sincronizam seus eventos nos mesmos dias. A ideia é que estes eventos possam ser feitos em ambientes descontraídos que permitam colocar em conversa os cientistas que realizam as descobertas científicas e a população que quer saber detalhes dessas descobertas. Então é muito importante esse encontro entre os cientistas e a população, pois somos, todos juntos, e todas juntas que desenvolvemos ciência para o bem estar da humanidade e do meio ambiente.

No ano passado a organização mundial do Pint of Science encaminhou novas orientações para realização de eventos de divulgação científica para crianças, denominado Pint of Milk. 

Foi realizado o Pint of Milk ano passado e o número de visualizações alcançadas até o momento foi de 165. Neste ano o Pint of Milk aconteceu no dia 17 de maio e já alcançou 314 visualizações. 

Os professores do Instituto de Ciências Naturais (ICN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Alberto Castro Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, responsáveis locais pela condução do evento, comemoram os resultados.

"Estamos muito contentes com esse resultado. Achamos que Pint of Milk tem grandes chances de crescer como um evento de divulgação científica relevante para a população", destacam.

Houveram muitas perguntas do público. A diversidade do público também foi notadamente ampla em idades e profissões, resultado muito bom para um processo de divulgação científica.

A inauguração do Pint of Milk teve a presença da secretária de municipal Educação de Nepomuceno e o Pint of Science teve a presença de um representante da Secretaria Municipal de Educação de Lavras e um representante do ICN da UFLA, mostrando que todos juntos fazem ciência em Lavras e Nepomuceno.

"Tivemos a presença de 10 cientistas, pesquisadores e professores das universidades públicas que deleitaram com ciência ao público", ressaltam os organizadores.

Caso tenha perdido alguma discussão do festival, você ainda pode encontrá-la disponível no canal do projeto “Magia da Física e do Universo” do Youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.