quarta-feira, 12 de maio de 2021

RIBEIRÃO DAS NEVES CONTA COM 42% DE REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA MODERNIZADA

Avanço coloca a cidade no caminho de virar uma smart city
Modernização do bairro Savassi, em Neves 

O trabalho de modernização da iluminação pública avança pelos bairros de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e coloca a cidade no caminho para se tornar uma smart city. Até o início de maio, 10.958 luminárias foram substituídas, o que representa um total de 42% de rede modernizada pela troca das lâmpadas antigas - de vapor de sódio - pelas de LED.

O gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, explica que a troca das antigas luminárias da cidade representa o primeiro passo bem-sucedido em busca do desenvolvimento urbano sustentável desejado por uma smart cities. 

“Com as trocas das luminárias estamos contribuindo com a segurança pública da cidade, com ruas mais iluminadas e, ainda ,gerando economia para os cofres públicos, já que o LED consome até 75% menos energia do que as lâmpadas de sódio”, diz. Ele também ressalta que a empresa utiliza na cidade um software desenvolvido especialmente para a telegestão, com controle remoto em tempo real, via internet.

Formado pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, o IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019. O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. O município faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e a distância entre as duas cidades é de pouco mais de 20 km.

Nenhum comentário: