Pular para o conteúdo principal

VEREADOR PROPÕE CADASTRO PARA "XEPA DA VACINA" CONTRA A COVID-19


De autoria do vereador de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Lucas Arruda (Rede), o Requerimento n. 527/2021 solicita ao Executivo informações sobre as doses remanescentes da vacina contra a COVID-19, a chamada “xepa da vacinação”. No documento, o parlamentar questiona se o município pretende fazer um cadastro com ordens de prioridade para aplicação dessas doses, como vem sendo realizado em outras cidades brasileiras.

Lucas Arruda explica que a maioria dos frascos de vacina contém 10 doses do imunizante e, depois de abertos, não podem ser guardados por conta da validade. Com isso, muitos municípios têm adotado o sistema de aplicação da chamada “xepa da vacina”, geralmente em pessoas fora dos grupos preferenciais. Segundo o vereador, há informações de que em Poços, inicialmente, houve aplicação das doses excedentes em pessoas acamadas.

De acordo com o vereador, como a imunização já avançou e muitas pessoas acamadas já foram vacinadas, seja pelo grupo prioritário, por possuírem comorbidades ou pela “xepa”, as doses excedentes poderiam ser aplicadas em outros grupos.

No Requerimento, além da possibilidade de uma listagem para a “xepa”, ele indaga se já ocorreram perdas de doses e o que tem sido feito para evitar essa situação. 

“Enquanto o mundo inteiro está lutando por doses da vacina, não podemos perder nenhuma oportunidade de salvar uma vida. Até o final de abril, 38 doses foram perdidas, não necessariamente por conta dos resíduos, pois o próprio Ministério da Saúde preconiza que uma parcela pode ser perdida no manuseio. Poços inclusive está abaixo desse índice. Temos que lutar para que cada dose chegue ao braço de um cidadão e estamos sugerindo a adoção desse cadastro em Poços para que todos tenham a chance de participar desse processo e acompanhar de forma transparente. Aproveitamos para, mais uma vez, render nossas homenagens a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente de atendimento e da vacinação pelos esforços que têm desprendido com tanto zelo por nossa população”, destaca.

O Requerimento apresentado pelo vereador está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.