Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA UFLA VISITA CAMPUS DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO


Na última sexta-feira, dia 16 membros da equipe de gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fizeram uma visita técnica às obras do campus de São Sebastião de Paraíso, no Sudoeste do Estado, acompanhados por autoridades do município e da região.

O projeto do novo campus prevê nove estruturas; cinco delas já estão concluídas: o pavilhão de aulas, o prédio da Incubadora, o prédio de Laboratórios, o prédio de Logística, e o campo de futebol e a quadra. A obra da biblioteca encontra-se em andamento e outras três - anfiteatro, centro de convivência e prédio das Engenharias - aguardam a licitação do remanescente das obras abandonadas por uma empreiteira que perdeu a capacidade financeira.


As estruturas existentes possibilitam o início da oferta acadêmica, mas o Conselho Universitário (CUNI) deliberou que o início do programa acadêmico só pode ocorrer com a viabilização de outros aspectos, como a contratação do corpo docente.

Projeto pedagógico inovador
O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, explica que o projeto pedagógico do novo campus é inovador. “O mote do novo campus é a inovação. Durante o bacharelado interdisciplinar, os estudantes poderão desenvolver seus projetos na incubadora e sair como empreendedores, para dar suporte a empresas da região e desenvolver novas tecnologias.”

Ao concluir o bacharelado, eles terão ainda a oportunidade de uma nova formação, obtendo, com mais dois anos de estudo, também o título de engenheiro nos cursos de Engenharia da UFLA, tanto nos oferecidos no campus de Lavras quanto nos que futuramente serão ofertados em São Sebastião do Paraíso. Por fim, também poderão cursar o mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria, previsto para ser ofertado em Paraíso. 

Além do bacharelado interdisciplinar e do mestrado profissional, está prevista a oferta dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção em São Sebastião do Paraíso.

O município foi considerado estratégico para a instalação do novo campus. A cidade está inserida em uma microrregião formada por 14 municípios que, juntos, somam 281 mil habitantes. Em um raio de 150 km da cidade, no estado de Minas Gerais, não há universidades federais instaladas. Além disso, as instituições públicas e privadas de ensino superior presentes na região ofertam menos de 13% das vagas na área de atuação escolhida pela UFLA. 

A região também se destaca pela proximidade com cidades do interior do estado de São Paulo com forte expansão e desenvolvimento, bem como pela ênfase da economia no agronegócio, área de atuação em que a UFLA possui experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.