quarta-feira, 21 de julho de 2021

EQUIPE DA UFLA VISITA CAMPUS DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO


Na última sexta-feira, dia 16 membros da equipe de gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fizeram uma visita técnica às obras do campus de São Sebastião de Paraíso, no Sudoeste do Estado, acompanhados por autoridades do município e da região.

O projeto do novo campus prevê nove estruturas; cinco delas já estão concluídas: o pavilhão de aulas, o prédio da Incubadora, o prédio de Laboratórios, o prédio de Logística, e o campo de futebol e a quadra. A obra da biblioteca encontra-se em andamento e outras três - anfiteatro, centro de convivência e prédio das Engenharias - aguardam a licitação do remanescente das obras abandonadas por uma empreiteira que perdeu a capacidade financeira.


As estruturas existentes possibilitam o início da oferta acadêmica, mas o Conselho Universitário (CUNI) deliberou que o início do programa acadêmico só pode ocorrer com a viabilização de outros aspectos, como a contratação do corpo docente.

Projeto pedagógico inovador
O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, explica que o projeto pedagógico do novo campus é inovador. “O mote do novo campus é a inovação. Durante o bacharelado interdisciplinar, os estudantes poderão desenvolver seus projetos na incubadora e sair como empreendedores, para dar suporte a empresas da região e desenvolver novas tecnologias.”

Ao concluir o bacharelado, eles terão ainda a oportunidade de uma nova formação, obtendo, com mais dois anos de estudo, também o título de engenheiro nos cursos de Engenharia da UFLA, tanto nos oferecidos no campus de Lavras quanto nos que futuramente serão ofertados em São Sebastião do Paraíso. Por fim, também poderão cursar o mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria, previsto para ser ofertado em Paraíso. 

Além do bacharelado interdisciplinar e do mestrado profissional, está prevista a oferta dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção em São Sebastião do Paraíso.

O município foi considerado estratégico para a instalação do novo campus. A cidade está inserida em uma microrregião formada por 14 municípios que, juntos, somam 281 mil habitantes. Em um raio de 150 km da cidade, no estado de Minas Gerais, não há universidades federais instaladas. Além disso, as instituições públicas e privadas de ensino superior presentes na região ofertam menos de 13% das vagas na área de atuação escolhida pela UFLA. 

A região também se destaca pela proximidade com cidades do interior do estado de São Paulo com forte expansão e desenvolvimento, bem como pela ênfase da economia no agronegócio, área de atuação em que a UFLA possui experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão.

Nenhum comentário: