terça-feira, 13 de julho de 2021

LABCOVID/UFLA INICIA ATENDIMENTO A MAIS NOVE MUNICÍPIOS


O laboratório de diagnóstico molecular da Covid-19 da Universidade Federal de Lavras  (LabCovid UFLA) começa, nesta segunda-feira, 12, a atender mais nove municípios. 

Os exames tipo RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 para essas cidades serão feitos pelo fluxo de atendimento relativo ao credenciamento do LabCovid à Fundação Ezequiel Dias (Funed).  A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRSV) definiu a microrregião de Aiuruoca para atendimento.

Passam a integrar a relação de municípios atendidos pelo LabCovid: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carvalhos, Caxambu, Cruzília, Minduri, Seritinga e Serranos.  A inclusão desse grupo aumentará a cota de realização de exames via fluxo Funed de 800 para 1200 exames por mês. O LabCovid já vinha se organizando para absorver aumentos na demanda de atendimento, e passa agora a receber as amostras de 19 municípios, no total. 

A inserção de novas cidades facilita a logística de atendimento no Estado, contribuindo para o cenário de enfrentamento à Covid-19. Pela parceria, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) garante insumos e reagentes para a realização dos testes. O quantitativo enviado à UFLA já permite a realização de exames até setembro.

Nenhum comentário: