sexta-feira, 22 de outubro de 2021

ARTERIS FERNÃO DIAS CONCLUI RECUPERAÇÃO DE 3KM DE FAIXA COM ASFALTO RECICLADO NA BR-381

Desde a implantação do projeto, a concessionária já investiu mais de R$6 milhões na tecnologia RAP (Reclaimed Asphalt Paviment). São Sebastião da Bela Vista é o município com maior utilização de asfalto reciclado na composição de pavimento, com 3km de faixas já concluídos

A Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre Contagem e Guarulhos, concluiu a etapa de recuperação de 3km de faixa com asfalto reciclado na BR-381, em São Sebastião da Bela Vista, região do Sul de Minas. A obra teve início em meados de junho desde ano e foi concluída sete vezes mais rápido do que a reconstrução feita pelo método convencional. A recuperação de mais quilômetros de faixa já está em andamento na mesma região e deve ser finalizada até dezembro.

A solução com RAP começou a ser aplicada na BR-381 em 2019, em formato de projeto piloto em pontos específicos, e este ano foi aplicado em larga escala. Desde o início do projeto foram investimos mais de R$6 milhões para reaproveitar matéria prima principal o material proveniente da fresagem de pavimento asfáltico.

“Essa metodologia é um avanço na implementação de soluções sustentáveis no ramo de concessão de rodovias. Além do trabalho de recuperação ser mais ágil, o asfalto reciclado também possui desempenho e vida útil iguais ao de um pavimento reconstruído em sua totalidade. Estamos trabalhando para garantir e conforto e segurança na pista com o menor impacto possível”, explicar o gerente de implantação e conserva, Marcos Gruba.

Para exemplificar o trabalho e trazer mais clareza sobre a nova metodologia implantada na manutenção da BR-381, a Arteris Fernão Dias gravou um vídeo que mostra todo trabalho de usinagem e aplicação do RAP na pista. Confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=N4xd8IFYJg4

Nenhum comentário: