terça-feira, 23 de novembro de 2021

CURSO DE ENFERMAGEM DO UNILAVRAS INOVA E PRODUZ CASES PARA O SORO


O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Lavras (Unilavras) está desenvolvendo cases para serem utilizadas nas alas pediátricas de hospitais. As capas de soro são produzidas em impressoras 3D do Espaço Maker do Unilavras e têm o objetivo de humanizar cada vez mais o atendimento. Dois protótipos já foram confeccionados e já estão em uso durante as aulas práticas do curso. 

“Nós pensamos em modelos que atendessem os diferentes tamanhos de bolsas de soro, além de serem produtos leves e que suportassem desinfecção”, comenta o professor e responsável pelo projeto, Richardson Carvalho.

As crianças têm, por instinto, medo de agulhas e outros procedimentos que podem desencadear uma série de traumas. A proposta do projeto do Unilavras é a de apresentar o lado lúdico do tratamento. Assim, a criança se sentirá confortável e confiante ao receber a medicação. Serão vários modelos de cases trazendo o universo infantil para que o próprio paciente escolha qual será utilizado durante o tratamento.

Na batalha contra as doenças, profissionais da saúde e pacientes só têm a ganhar com o desenvolvimento destas peças. “Isso favorece muito a relação paciente X profissional, pois é muito mais fácil oferecer a soroterapia embasada em algo lúdico do que a soroterapia de forma convencional”, explica o professor Richardson. Para ele, é importante que os profissionais estejam atualizados sobre as novas tecnologias que têm surgido em favor da saúde, auxiliando o trabalho e a organização das rotinas dos Enfermeiros.

Nenhum comentário: