quinta-feira, 3 de março de 2022

'PLANTADORES DE RIOS' CHEGA AO MUNICÍPIO DE LUMINÁRIAS


A Prefeitura de Luminárias, no Sul de Minas, recebeu os primeiros insumos para o início das atividades do projeto 'Plantadores de Rios'. O projeto é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Luminárias e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC), da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O lançamento oficial do projeto em Luminárias deve acontecer em breve.

Plantadores de Rios
Lançado em 2017, o 'Plantadores de Rios' busca proteger e recuperar nascentes de rios e áreas de preservação permanente (APP) de cursos d'água para combater a crise hídrica. Uma de suas inovações é o aplicativo que permite a participação social nas ações, conectando proprietários de imóveis rurais inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) com pessoas e instituições que queiram investir na proteção e restauração da cobertura vegetal em torno das nascentes.

O aplicativo localiza as nascentes próximas ao usuário em um raio de até 15 quilômetros. O usuário escolhe qual nascente quer adotar e, a partir daí, pode conversar por chat com o proprietário da área. O interessado em adotar uma nascente tem a opção de fazer diversos tipos de doação direta ao produtor: dinheiro, materiais (mudas, sementes, cercas, entre outros) ou serviços (limpeza e assistência técnica, por exemplo).

Nenhum comentário: