terça-feira, 19 de abril de 2022

ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DO ANTIGO ATERRO É INICIADO EM SÃO LOURENÇO


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço, iniciou os estudos para elaboração do Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD) do antigo aterro de São Lourenço, no Circuito das Águas. O trabalho vai resultar em uma proposta de monitoramento e recuperação da área.

Em operação no período de 1996 a 2019, a localidade recebeu os resíduos sólidos domésticos produzidos na cidade. Durante 23 anos, o lixo coletado era destinado a essa área sem qualquer tipo de tratamento ou separação dos resíduos.

O estudo começou por meio de uma parceria firmada entre o SAAE de São Lourenço e o Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), onde o consórcio, com a ajuda do SAAE, vai elaborar o plano de acordo com as diretrizes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) de Minas Gerais e a legislação ambiental vigente.

A primeira etapa de construção do PRAD foi a coleta de espécie nativas para recomposição da mata no entorno da área degradada. Várias outras etapas do estudo acontecerão, a exemplo do levantamento topográfico, que vai avaliar o maciço de lixo e a possível localização dos poços de monitoramento.

A assessora de Meio Ambiente do SAAE, Karine Lima, explica que o trabalho de recuperação da área é feito por etapas ao longo de vários anos. “Os primeiros passos foram dados com a destinação dos resíduos domiciliares para empresa devidamente licenciada e, agora, com a elaboração do PRAD”, disse a assessora.

Nenhum comentário: