Pular para o conteúdo principal

ACORDO FORTALECE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA EM VARGINHA


Em mais um importante movimento para viabilizar a instalação do curso de graduação em Medicina em Varginha pelo Unis, a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG), mantenedora do Grupo Educacional, assinou no final de dezembro um acordo de cooperação com a Fundação Hospitalar do Município de Varginha (FHOMUV), mantenedora do Hospital Bom Pastor, para promover o efetivo funcionamento de curso de Bacharelado em Medicina na cidade.

Assinado no dia 26 de dezembro de 2022 e publicado no Órgão Oficial do Município no dia 05/01/2023, o acordo de cooperação orienta a participação conjunta do Hospital Bom Pastor e do Centro Universitário do Sul de Minas para o funcionamento pleno do curso em Varginha, fortalecendo também toda a cadeia de cursos e trabalhos realizados pelo Unis na área da saúde.

“A cada dia o Unis reforça o seu compromisso com o desenvolvimento completo da nossa região em todas as áreas que impactam verdadeiramente a nossa comunidade. A assinatura de mais este acordo com um importante órgão como a Fundação Hospitalar de Varginha e o Hospital Bom Pastor, é de grande valor para o trabalho que estamos realizando para trazer o curso de Medicina para Varginha, e fortalece também toda a nossa atuação e base de cursos de saúde. Assim conseguimos ampliar a capacitação dos profissionais formados pelo Unis, garantindo uma qualidade ainda maior para os serviços de saúde destinados à nossa cidade e região”, comentou o reitor do Centro Universitário, professor Felipe Flausino.

O acordo foi assinado pelo município de Varginha, através do prefeito Vérdi Lúcio Melo; pela Fundação Hospitalar do Município de Varginha, através do presidente Edson Antônio Menegueli; pelo Hospital Bom Pastor, através de Rosana de Paiva Silva Morais; e pela FEPESMIG, através do presidente Luiz Carlos Vieira Guedes.

O trabalho do Unis pela Medicina em Varginha
Esta assinatura dá sequência ao forte trabalho realizado pela FEPESMIG para apresentar mais um grande projeto que pode trazer impactos importantes para o desenvolvimento da cidade, principalmente na área da saúde.

O coordenador acadêmico do projeto do curso de Medicina, Doutor Gustavo Eugênio Martins Marinho, reforça a importância da assinatura de mais um acordo de cooperação com entidades municipais e o impacto deste movimento como uma grande oportunidade para garantir e amplificar a qualidade dos serviços de saúde ofertados na região, bem como da formação oferecida pelo Unis e pelo futuro curso de Medicina.

“Além de ser um polo regional de saúde, a cidade de Varginha é referência em vários campos da medicina e conta com uma comunidade médica e estruturas altamente qualificadas. Com certeza essa parceria firmada com a Fundação Hospitalar de Varginha e o Hospital Bom Pastor traz um grande diferencial para o desenvolvimento do projeto deste curso e para a qualidade da formação que vamos oferecer para nossos alunos e para os serviços de saúde destinados à nossa comunidade”, destacou Gustavo Eugênio.

O Centro Universitário vem preparando sua estrutura física na Cidade Universitária e buscando agregar o melhor corpo docente e a matriz curricular mais atualizada na área da Medicina, visando proporcionar oportunidades de desenvolvimento para Varginha e região de uma forma única e inovadora.

No dia 21 de dezembro de 2022, aconteceu uma das grandes movimentações para a vinda do curso para a cidade, com a assinatura de um acordo de cooperação entre a Prefeitura do Município de Varginha e a FEPESMIG, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento técnicos, científicos e culturais e possibilitar o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde, proporcionando inúmeros benefícios à comunidade varginhense através da atuação dos estudantes nas unidades de saúde, sempre supervisionados por professores.

Este mesmo acordo foi assinado também com o município de Três Pontas, onde o Unis passa a oferecer, a partir de 2023, o curso de Educação Física, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento na área da saúde para toda a nossa região.

Novos acordos de cooperação com entidades de Varginha e região devem ainda ser estabelecidos e anunciados pelo Grupo Unis, na busca por promover uma grande parceria regional neste movimento de trazer o curso de Medicina para o Unis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...