O Terreiro de Umbanda Castelo de São Jorge Nagô, sediado no bairro Cruzeiro do Sul, na Zona Sul de Lavras, realizou neste domingo, dia 23 de Abril a tradicional Festa de São Jorge.
As festividades iniciam-se às 12h com carreta com a imagem de São Jorge. Às 16h haverá o cortejo com a imagem de São Jorge e Santa Bárbara. Às 16h30 haverá o Toque ao Sagrado Orixá Ogum (que no sincretismo com o catolicismo é São Jorge).
Logo em seguida, houve samba de roda com Piá do Pagode, além de feijoada e cervejada. A deputada estadual Andreia de Jesus esteve presente nas comemorações.
"Minha feijoada de Ogum foi ao lado de grande família de quilombo urbanos em Lavras. Um única rua tem 6 casas de matriz africana", destacou a parlamentar sobre a visita a cidade.
Fé, proteção e sincretismo
Muitos países celebram a festa de São Jorge em 23 de abril, que é a data tradicionalmente aceita do falecimento do santo. Um dos santos mais queridos e admirados do catolicismo, no sincretismo religioso São Jorge corresponde ao orixá Ogum na umbanda e no candomblé.
Associado a batalhas e lutas, Ogum é um orixá sem medo, guerreiro com suas lendas enfatizando a capacidade de superação, de liderança, de vitória. É uma grande inspiração de força para os seus fiéis, Ogum é considerado por muitos como um guerreiro ideal, que sempre está de prontidão para vencer os combates. Desse modo, fica mais fácil de entender por que ocorreu a associação de Ogum a São Jorge.
Por causa dessa associação, ambos são comemorados no dia 23 de abril.
*Por Sebastião Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário