Pular para o conteúdo principal

UNILEVER DE POUSO ALEGRE IMPLEMENTA PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

Por meio da instalação de um biodigestor, a fábrica poderá tratar resíduos orgânicos e transformar em biogás para abastecimento de toda a planta

A fábrica de Pouso Alegre, da Unilever, acaba de anunciar a implantação de um biodigestor com capacidade de produzir energia térmica e renovável para 100% de abastecimento de toda a unidade, além de tratar em torno de 80% dos resíduos orgânicos gerados pelo processo produtivo. A novidade é mais uma entrega da companhia em celebração ao Dia do Meio Ambiente, além de contribuir para a estratégia de descarbonização das operações da empresa. O processo de transição energética tem prazo estabelecido para ser concluído até dezembro. Com a implementação do uso de biogás produzido a partir de resíduos orgânicos, a fábrica será capaz de reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 300 toneladas por ano. Essa redução equivale a 166 carros em um ano, rodando aproximadamente 1,8 milhão de km.

Globalmente, a companhia tem a meta de zerar as emissões das suas operações fabris até 2030 em todo mundo, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e o alcance do objetivo número 7, energia limpa e acessível, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. “O desenvolvimento desse projeto é de grande relevância para o Sul de Minas, pois irá potencializar benefícios ambientais e socioeconômicos. Vamos trabalhar continuamente na promoção de parcerias com foco em inovar soluções sustentáveis aplicadas na indústria", diz Edmundo Mollo, diretor da unidade de Pouso Alegre.

Parceira neste projeto, a Ecogen é a empresa responsável pela implementação do biodigestor e por todas as etapas subsequentes para a geração do biogás: central, tratamento, controle e monitoramento da solução. Construído em concreto armado, a instalação tem capacidade de tratar 20 toneladas de resíduos orgânicos por dia. O aporte do projeto foi de cerca de 6 milhões de reais.

O processo de biodigestão está projetado para funcionar 365 dias por ano, com a finalidade de garantir um fornecimento contínuo de biogás, além do tratamento de resíduos orgânicos provenientes de processos produtivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.