Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES UFLA: PROFESSOR FRANCISVAL PODE SER CANDIDATO A REITORIA


Os bastidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já começa a se movimentar para a consulta à comunidade (eleição) para os cargos de reitor e vice da instituição. Até o momento, já está confirmada a candidatura do professor Márcio Machado Ladeira a reitor, tendo como vice o professor Moacir de Souza Dias Júnior. Está chapa é apoiada é apoiada pelo atual dirigente professor João Crhysóstomo de Resende Júnior. Agora a disputa ganhou um novo contorno.

O professor Francisval de Melo Carvalho [foto], atual diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), é especulado como um dos candidatos que irá concorrer com a chapa oficial da Reitoria. Historicamente, o professsor Francisval tem recebido o apoio de lideranças sindicais da universidade. Ele já foi candidato em outra ocasião e obteve apoio massivo destas liderança, bem como, da ala progressista da comunidade acadêmica.

Também é comentado nos corredores da universidade que o professor Francisval terá o apoio do atual vice-reitor Valter Carvalho de Andrade Júnior. Valter é visto como possível vice da chapa do Francisval.

O professor Francisval de Melo Carvalho já foi candidato a reitor em outra ocasião e foi alvo de um dos mais vergonhosos atos públicos do atual reitor, que na época ocupava outro cargo no alto escalão da universidade. Na ocasião, após sair o resultado da eleição, o hoje atual dirigente mandou um e-mail para uma lista interna da universidade com uma mensagem com expressão indecorosa.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com o professor Francisval de Melo Carvalho. Ele disse que está a disposição para disputar o pleito eleitoral interno:

"Informo que existe sim a possibilidade de que eu participe da consulta considerando o apoio e incentivo que tenho recebido de parte da comunidade universitária. Quanto ao professor Valter, Vice-Reitor, no momento é apenas boato considerando que não foi feito nenhum contato com o professor, no entanto, trata-se de um nome importante e respeitável na comunidade e não descartamos a possibilidade de uma composição se o grupo que me apoia entender que vale a pena a aproximação e a viabilidade de uma futura chapa com nossos nomes", afirmou o professor Francisval de Melo Carvalho.

Na consulta à comunidade de 2015, da qual Francisval concorreu compareceram às urnas 88,6% de professores, 93,3% de técnicos administrativos e 28,3% dos estudantes com direito a voto. À época, os professores Francisval de Melo Carvalho (reitor) e Luiz Antônio de Bastos Andrade (vice), que receberam cerca de 37% dos votos válidos. Neste pleito foi reeleito reitor o professor José Roberto Soares Scolforo 66,4% dos votos válidos.

Outra candidatura
Ainda é aguardada a candidatura do grupo do ex-reitor professor José Roberto Soares Scolforo. Até o momento, ainda não se sabe os nomes que irão disputar os cargos de reitor e vice por este grupo.

*Por Sebastião Filho 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...