Pular para o conteúdo principal

DEFINIDA LISTA TRÍPLICE PARA REITOR DA UFLA


Foi realizada no dia 19 de dezembro, a reunião do Colégio Eleitoral da UFLA, responsável por elaborar a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República para a escolha do reitor que assumirá a gestão da Universidade no quadriênio 2024-2028. A sessão ocorreu com a participação de cem conselheiros. A lista tríplice a ser remetida ao Ministério da Educação (MEC) até 4/3/2024 terá os professores José Roberto Soares Scolforo (47% dos votos), Márcio Machado Ladeira (29%) e Cristina Lelis Leal Calegário (24%), nessa ordem.

Eleição
A comunidade acadêmica escolheu nesta dia 22 de novembro, os professores para ocupar os cargos de reitor e vice na próxima gestão, que será conduzida de 2024 até 2028. Com 47,32% dos votos válidos (353 docentes, 243 técnicos administrativos e 1882 discentes), foi escolhida a chapa composta pelo professor José Roberto Scolforo, do Departamento de Ciências Florestais, para o cargo de reitor, e pelo professor Jackson Antônio Barbosa, do Departamento de Engenharia Agrícola, para o cargo de vice-reitor.

O anúncio dos nomes eleitos foi realizado às 21h10. A votação foi realizada entre 8h e 21h. A chapa Ser UFLA, composta pelos professores Márcio Machado Ladeira e Moacir de Souza Dias Junior, obteve 28,69% . A chapa Reviver na UFLA, composta pela professora Cristina Lelis Leal Calegario e pelo professor Antônio Maria Pereira de Resende, alcançou 23,99% dos votos.

Inovação
Esta é a 7ª consulta pública para a escolha de reitor e vice desde a transformação da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) em Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pela primeira vez, a votação foi realizada de forma remota, pelo Helios Voting, um sistema com segurança criptográfica já utilizado por grandes universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O sistema de votação eletrônica possibilitou um expressivo aumento da participação de votantes, que alcançou um número recorde de eleitores em números absolutos e em percentuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...