Pular para o conteúdo principal

DEFINIDA LISTA TRÍPLICE PARA REITOR DA UFLA


Foi realizada no dia 19 de dezembro, a reunião do Colégio Eleitoral da UFLA, responsável por elaborar a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República para a escolha do reitor que assumirá a gestão da Universidade no quadriênio 2024-2028. A sessão ocorreu com a participação de cem conselheiros. A lista tríplice a ser remetida ao Ministério da Educação (MEC) até 4/3/2024 terá os professores José Roberto Soares Scolforo (47% dos votos), Márcio Machado Ladeira (29%) e Cristina Lelis Leal Calegário (24%), nessa ordem.

Eleição
A comunidade acadêmica escolheu nesta dia 22 de novembro, os professores para ocupar os cargos de reitor e vice na próxima gestão, que será conduzida de 2024 até 2028. Com 47,32% dos votos válidos (353 docentes, 243 técnicos administrativos e 1882 discentes), foi escolhida a chapa composta pelo professor José Roberto Scolforo, do Departamento de Ciências Florestais, para o cargo de reitor, e pelo professor Jackson Antônio Barbosa, do Departamento de Engenharia Agrícola, para o cargo de vice-reitor.

O anúncio dos nomes eleitos foi realizado às 21h10. A votação foi realizada entre 8h e 21h. A chapa Ser UFLA, composta pelos professores Márcio Machado Ladeira e Moacir de Souza Dias Junior, obteve 28,69% . A chapa Reviver na UFLA, composta pela professora Cristina Lelis Leal Calegario e pelo professor Antônio Maria Pereira de Resende, alcançou 23,99% dos votos.

Inovação
Esta é a 7ª consulta pública para a escolha de reitor e vice desde a transformação da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) em Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pela primeira vez, a votação foi realizada de forma remota, pelo Helios Voting, um sistema com segurança criptográfica já utilizado por grandes universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O sistema de votação eletrônica possibilitou um expressivo aumento da participação de votantes, que alcançou um número recorde de eleitores em números absolutos e em percentuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.