segunda-feira, 25 de março de 2024

UFLA TERÁ CURSO SUPERIOR DE ENFERMAGEM

Prédio do Departamento de Medicina, no campus da Universidade Federal de Lavras 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai dar mais um passo na consolidação da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) como centro de referência e expertise, beneficiando a rede pública de saúde de Lavras e região. Já está em avançado processo de implantação o curso superior de Enfermagem, que ficará abrigado na estrutura da FCS e já conta, inclusive, com uma coordenadora pró-tempore. O curso vai se juntar a Medicina, as duas graduações em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Nutrição como âncoras de formação superior em ciências da saúde na região. A graduação em Enfermagem consagrará a UFLA como referência na região, além de ser um motor propulsor da consolidação do curso de Medicina e do Hospital Universitário (HU).

Universidade confirma tratativas para implantação do curso de Enfermagem
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Universidade Federal de Lavras para saber informações oficiais sobre o andamento da implantação do curso. A Diretoria de Comunicação da instituição destacou que, o processo para oferta de novos cursos envolve diferentes etapas: a) Elaboração do projeto de criação e sua aprovação pelos Conselhos Superiores (CUNI e CEPE); b) Após aprovação pelo CUNI, elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PCC) para envio ao MEC, para autorização e registro; c) Providências e ações necessárias para o início da oferta - estrutura física e financeira, vagas e concursos para docentes e técnicos, e ajustes internos à instituição.

"O projeto do curso de Enfermagem está na etapa de finalização do Projeto Pedagógico para submissão ao MEC. A proposta de criação do curso contempla 30 vagas por semestre (60 anuais). A previsão é de início para 2025, no primeiro ou segundo semestre, a depender do andamento dos fluxos e procedimentos da terceira etapa", concluí a assessoria da Universidade Federal de Lavras.

Ciências Sociais
Além do curso de Enfermagem, a Universidade Federal de Lavras também implantará o curso de graduação em Comunicação Institucional, no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA). O curso dará força a renovação da comunicação da instituição, pois a TV Universitária (TVU) deverá ser passar para o guarda-chuva da própria UFLA, saindo da FAEPE. Além disso, toda a estrutura de comunicação terá ser abrigada em uma sede própria no campus.

A FCSA atualmente conta com os graduações em Administração Pública (bacharelado presencial e EAD), Administração e Direito.

*Por Sebastião Filho

Nenhum comentário: