Pular para o conteúdo principal

CWUR 2024: UFLA ESTÁ NO TOP 6% DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está mais uma vez no topo das melhores universidades do mundo, segundo o World University Rankings 2024, publicado nessa segunda-feira, dia 13 de maio, pelo Center for World University Rankings (CWUR). Considerando quatro indicadores principais: qualidade da educação e do corpo docente, desempenho na área de pesquisa e empregabilidade dos ex-alunos, a UFLA está no top 6% das melhores universidades do mundo, na posição 1256 de 20.966 instituições de ensino superior avaliadas. A UFLA ocupa a 50ª posição entre as universidades da América Latina e Caribe, e a 30ª entre as instituições brasileiras.

Com uma pontuação geral de 69.1 pontos, o indicador de destaque é o desempenho na pesquisa, que avalia o número de artigos publicados, produção científica em revistas de alto impacto, influência e citações.

Esse ranking internacional difere de outras classificações universitárias proeminentes, como as do Times Higher Education e do QS World University Rankings, pois não depende de dados enviados pelas universidades. Para a classificação são utilizados dados publicamente disponíveis de fontes como Clarivate e Scopus. As classificações do CWUR visam fornecer uma avaliação transparente e objetiva do desempenho das universidades, enfatizando especialmente a excelência em pesquisa.

De acordo com o reitor, professor José Roberto Scolforo, a presença entre as melhores instituições globais de ensino superior reforça a importância do programa de internacionalização lançado em 2014, que almejava inserir a UFLA no seleto grupo das melhores universidades do mundo. “Ter o nome da UFLA, uma universidade de médio porte, do interior, no topo dessa classificação, nos faz sonhar ainda mais alto, desejando uma contínua evolução em todos os indicadores avaliados”, considerou.

No Brasil, a instituição mais bem colocada é a Universidade de São Paulo (USP) e, no mundo, a Harvard University (EUA) segue com a primeira classificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...