terça-feira, 27 de agosto de 2024

FÓRUM TÉCNICO DA ALMG SOBRE CIÊNCIA E INOVAÇÃO CHEGA A LAVRAS

Encontro no dia 2/9 mobilizará participantes da Região Sul do Estado na construção de propostas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação


O Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável chega à Região Sul de Minas Gerais no dia 2 de setembro. O encontro regional acontece no Anfiteatro das Pró-Reitorias da Universidade Federal de Lavras (Ufla), localizado no Trevo Rotatório Professor Edmir Sá Santos, sem número, na cidade de Lavras (Sul).

O fórum, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e de quase 50 entidades parceiras, tem o objetivo principal de construir propostas para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao todo, serão sete encontros em todas as regionais do Estado, colhendo sugestões para a elaboração do Plano Estadual. Após a etapa regional do Fórum Técnico, haverá um encontro final em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de novembro, no qual os participantes debaterão as propostas recebidas.

As inscrições para o encontro em Lavras são gratuitas e estão abertas na página do evento no Portal da ALMG, até as 15 horas do dia 30/8, ou presencialmente no dia e local do evento, a depender da disponibilidade de vagas.


Também será realizada uma consulta pública, para que todos os cidadãos interessados apresentem sugestões para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Programação

A programação dos encontros regionais tem início às 8 horas, com o credenciamento dos participantes. Às 9 horas, acontece a abertura do evento, seguida de palestras sobre a importância de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e sobre o cenário, as potencialidades e os desafios nessa área.

Em Lavras, as discussões serão abertas com palestras do diretor de Inovação e Tecnologia da Ufla, Paulo Henrique Leme, e do reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sandro Amadeu Cerveira.

Após as palestras, serão constituídos grupos de trabalho para discussão de propostas baseadas em quatro eixos:Estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado
Desenvolvimento social e qualidade de vida
Natureza e sociedade
Cidades inteligentes, sustentáveis e criativas

Ao final, os participantes escolherão os representantes da região Sul que participarão da etapa estadual do Fórum, na Capital.

*Da assessoria da ALMG

Nenhum comentário: