Pular para o conteúdo principal

AÇÕES DO SETEMBRO VERMELHO FAZEM ALERTA PARA A SAÚDE CARDÍACA


Conscientizar a população sobre a importância de prevenir e tratar doenças do coração. Esse é o objetivo das ações realizadas em alusão à campanha setembro vermelho. Nos dias 24 e 25 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou o webinário Setembro Vermelho - Cuidando dos Corações de Minas Gerais, voltado para trabalhadores e gestores da saúde com o intuito de discutir ações de prevenção e detecção precoce de fatores causadores das doenças cardiovasculares. De encontro ao Dia Mundial do Coração, celebrado dia 29 de setembro, a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) elencou ações recebidas pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) nas quais as instituições e os profissionais da saúde dos municípios de abrangência da Regional apresentaram as mobilizações realizadas durante o mês, sobre o tema.

Em Varginha, o Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) realizou, durante todo o mês de setembro, postagens nas redes sociais com o intuito de sensibilizar a população, pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde cardiovascular. Os conteúdos informativos e educativos sobre a prevenção de doenças cardíacas incluíram dicas de saúde e informações sobre fatores de risco. Além disso, o hospital concedeu entrevistas com o médico cardiologista e intervencionista Gustavo Eugênio Marinho em diversas emissoras de TV locais, procurando abordar temas como a importância de hábitos saudáveis, sinais de alerta para doenças cardíacas e a relevância de check-ups regulares.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul/Samu), também atuou em prol da causa, produzindo um um vídeo em apoio à campanha, no qual se destaca a importância da saúde cardiovascular e se busca a conscientização da população e dos profissionais de saúde. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do Consórcio. “Acreditamos que ações como essa são fundamentais para reforçar a importância da prevenção de doenças cardiovasculares e a relevância de um atendimento ágil e qualificado em situações de emergência”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem do Cissul/Samu, Elaine Oliveira.

30.09.2024-Setembro Vermelho2-Divulgação CissulSamu 192


Em São Lourenço, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com uma padaria local resultou em uma ação feita com 70 colaboradores da empresa, na qual serviços como conferência da carteira vacinal, aplicação das vacinas influenza, hepatite B e dT (contra difteria e tétano), além de verificação e orientações de pressão arterial, glicemia, antropometria, saturação e frequência cardíaca foram oferecidos. O evento foi apoiado pelo Departamento de Saúde do Trabalhador, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Lourenço Velho e Canaã e o curso de enfermagem da Faculdade São Lourenço MG.

Edson Roberto Muniz, referência técnica da Política Estadual de Atenção Hospitalar - Valora Minas e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SRS Varginha reforça o alerta para os cuidados com a saúde cardíaca. "As doenças do coração estão entre as principais causas de morte em nosso país, porém, muitas delas podem ser prevenidas com mudanças simples no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico periódico”.

Por Tânia Corrêa, da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...