Pular para o conteúdo principal

AÇÕES DO SETEMBRO VERMELHO FAZEM ALERTA PARA A SAÚDE CARDÍACA


Conscientizar a população sobre a importância de prevenir e tratar doenças do coração. Esse é o objetivo das ações realizadas em alusão à campanha setembro vermelho. Nos dias 24 e 25 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou o webinário Setembro Vermelho - Cuidando dos Corações de Minas Gerais, voltado para trabalhadores e gestores da saúde com o intuito de discutir ações de prevenção e detecção precoce de fatores causadores das doenças cardiovasculares. De encontro ao Dia Mundial do Coração, celebrado dia 29 de setembro, a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) elencou ações recebidas pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) nas quais as instituições e os profissionais da saúde dos municípios de abrangência da Regional apresentaram as mobilizações realizadas durante o mês, sobre o tema.

Em Varginha, o Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) realizou, durante todo o mês de setembro, postagens nas redes sociais com o intuito de sensibilizar a população, pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde cardiovascular. Os conteúdos informativos e educativos sobre a prevenção de doenças cardíacas incluíram dicas de saúde e informações sobre fatores de risco. Além disso, o hospital concedeu entrevistas com o médico cardiologista e intervencionista Gustavo Eugênio Marinho em diversas emissoras de TV locais, procurando abordar temas como a importância de hábitos saudáveis, sinais de alerta para doenças cardíacas e a relevância de check-ups regulares.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul/Samu), também atuou em prol da causa, produzindo um um vídeo em apoio à campanha, no qual se destaca a importância da saúde cardiovascular e se busca a conscientização da população e dos profissionais de saúde. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do Consórcio. “Acreditamos que ações como essa são fundamentais para reforçar a importância da prevenção de doenças cardiovasculares e a relevância de um atendimento ágil e qualificado em situações de emergência”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem do Cissul/Samu, Elaine Oliveira.

30.09.2024-Setembro Vermelho2-Divulgação CissulSamu 192


Em São Lourenço, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com uma padaria local resultou em uma ação feita com 70 colaboradores da empresa, na qual serviços como conferência da carteira vacinal, aplicação das vacinas influenza, hepatite B e dT (contra difteria e tétano), além de verificação e orientações de pressão arterial, glicemia, antropometria, saturação e frequência cardíaca foram oferecidos. O evento foi apoiado pelo Departamento de Saúde do Trabalhador, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Lourenço Velho e Canaã e o curso de enfermagem da Faculdade São Lourenço MG.

Edson Roberto Muniz, referência técnica da Política Estadual de Atenção Hospitalar - Valora Minas e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SRS Varginha reforça o alerta para os cuidados com a saúde cardíaca. "As doenças do coração estão entre as principais causas de morte em nosso país, porém, muitas delas podem ser prevenidas com mudanças simples no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico periódico”.

Por Tânia Corrêa, da SRS Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.