Pular para o conteúdo principal

DISPUTA PELA PGJ DE MINAS TEM 4 CONCORRENTES


Foi divulgada na última sexta-feira, 11 de outubro, pela Comissão Eleitoral designada para proceder os trabalhos eleitorais, a lista com os nomes dos candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2025/26. A eleição será no dia 18 de novembro, das 8 às 18h. Quatro membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se inscreveram para disputar o cargo: os procuradores de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt, Geraldo Flávio Vasques, Marcos Tofani Baer Bahia e o promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho.

Conforme a Comissão, as inscrições preencheram os requisitos legais e foram deferidas em cumprimento ao que determina o parágrafo 3º, artigo 5º, da Resolução da Câmara de Procuradores de Justiça nº 14/2020 do MPMG. Os nomes foram divulgados no Diário Oficial Eletrônico do MPMG.

Veja o cronograma da eleição

A primeira etapa da escolha do próximo chefe do MPMG ocorrerá no dia 18 de novembro, com a votação para formação da lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado.

Após a apuração dos votos, a lista será entregue pela comissão eleitoral ao procurador-geral de Justiça, e então remetida, por ele, no primeiro dia útil subsequente, ao governador, que terá 15 dias corridos para nomear o novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. A posse será feita pelo governador no prazo de cinco dias úteis, contado da nomeação. A entrada em exercício será durante sessão solene do Colégio de Procuradores até o primeiro dia útil seguinte.

Segundo regulamentação, são elegíveis os membros do MPMG que estiverem no exercício das funções e que tiverem o mínimo de dez anos de serviço na carreira. São eleitores os membros do MPMG em atividade, que podem votar em até três candidatos.

O voto é obrigatório, pessoal e secreto, ficando assegurado o direito de voto aos membros que estiverem em férias ou de licença, uma vez que a eleição é realizada por meio de sistema informatizado disponibilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, na data e no horário definidos pela Comissão Eleitoral. A apuração ocorre imediatamente após o prazo de votação.

Os trabalhos são coordenados pela comissão eleitoral formada pelos seguintes membros titulares: procuradores de Justiça Márcio Heli de Andrade (presidente), Mário Drummond da Rocha e Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva. Como suplentes, a procuradora de Justiça Magali Albanesi Amaral e promotoras de Justiça Simone Maria Azzi Azevedo Chinelato e Flávia Albergaria de Carvalho Bilac Pinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.