Pular para o conteúdo principal

ALIANÇA ENERGIA CELEBRA UMA DÉCADA DE INOVAÇÃO E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL


Em fevereiro de 2025, a Aliança Energia comemora 10 anos de uma trajetória de sucesso, marcada pela expansão, inovação e compromisso com a sustentabilidade. Fundada em 2015, a empresa consolidou-se como uma das principais geradoras privadas de energia elétrica proveniente de fontes renováveis no Brasil.

Parque gerador e expansão
Ao longo da última década, a Aliança Energia ampliou de forma significativa seu portfólio de ativos. Atualmente, a empresa opera sete usinas hidrelétricas em Minas Gerais, dois complexos eólicos no Ceará e um complexo eólico no Rio Grande do Norte, somando uma capacidade instalada total de 1.437,68 megawatts (MW).

Além dos empreendimentos já concluídos, a Aliança Energia segue investindo em novas iniciativas, que estão em fase de estudo, para ampliar ainda mais a geração de energia limpa e sustentável.

Inovação e desenvolvimento tecnológico
Desde 2016, a Aliança Energia mantém um Comitê de Inovação dedicado à prospecção e acompanhamento de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Até 2023, foram desenvolvidos trabalhos voltados para fontes alternativas de geração, gestão de bacias e reservatórios, meio ambiente e planejamento de sistemas de energia elétrica.

Responsabilidade Socioambiental
A Aliança Energia destaca-se por suas ações de responsabilidade social e ambiental, com iniciativas que promovem educação, cultura e esportes nas comunidades locais onde se faz presente em suas operações. O Parque Botânico, localizado na Fazenda Viçosa, em Aimorés (MG), junto à UHE Aimorés, em uma área de 186 hectares, majoritariamente reflorestada, é um espaço inclusivo que já recebeu mais de 100 mil visitantes.

Já o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Usina Hidrelétrica de Funil em Lavras (MG) é voltado para visitas escolares, complementando o currículo com conhecimento sobre geração de energia e preservação ambiental. As visitas incluem atividades guiadas, e dinâmicas lúdicas que reforçam a conscientização ambiental.

"Celebramos esses 10 anos com orgulho do que construímos e com o olhar voltado para o futuro. Nosso compromisso é seguir valorizando as pessoas e garantindo uma matriz energética mais eficiente e limpa para o Brasil”, afirma Carlos Augusto Pavanelli, diretor de Operação e Engenharia.

Perspectivas
Com uma década de realizações, a Aliança Energia reafirma seu compromisso com a excelência operacional, a inovação contínua e a sustentabilidade.

Este marco de 10 anos celebra uma trajetória de sucesso construída com dedicação, ética e visão de futuro, posicionando a Aliança Energia como protagonista no setor energético brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...