Pular para o conteúdo principal

APOIO TÉCNICO ÀS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS É DISCUTIDO PELA REGIONAL DE VARGINHA E CONSÓRCIO DE SAÚDE


O fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária (Visa), a nível regional, foi tema de reunião realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, no dia 14/3. Além dos além dos técnicos dos Núcleos de Vigilância em Saúde, Regionalização e Diretoria da SRS Varginha, estiveram reunidos representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav). O Cislav foi o consórcio da macroregião de Saúde Sul selecionado para o Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde, o Visa CIS.

A partir da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.799, de 17 de julho de 2024 e da Resolução SES/MG Nº 9.637, de 17 de julho de 2024, foi instituído o Programa Visa CIS, que objetiva fortalecer a execução e o apoio técnico da vigilância sanitária dos municípios por meio da formação de equipes nos consórcios de saúde. Após fase de eleição de beneficiários, que contou em todo o estado com 37 consórcios e 752 municípios manifestando interesse na implementação da política, o Cislav foi selecionado, com base nos critérios estabelecidos na Deliberação, para executar a política junto aos municípios de abrangência da SRS Varginha.

Na reunião do dia 14/3 foi pauta a apresentação do cronograma atualizado do Visa CIS, com foco nos prazos para contratação da equipe e para adesão dos municípios ao serviço, bem como para diagnóstico da estrutura de vigilância sanitária dos municípios participantes do programa.

Segundo a Autoridade Sanitária da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, a contratação da equipe componente do Visa CIS tem previsão para ocorrer até 25/3. “Na próxima semana será apresentado o diagnóstico da estrutura da vigilância sanitária dos municípios ao Cislav e, na sequência, será agendada reunião com aqueles que não possuem a equipe mínima, para sensibilizá-los acerca da necessidade de adequação, além de fomentar a adesão dos municípios da região à prestação do serviço até o final de maio”, ressaltou.

Segundo o secretário Executivo do Cislav, Hugo Carvalho da Silva, a organização do Visa CIS foi dividida em três esferas: estratégica, tática e operacional. Esta última, “contará com três equipes de campo, que ficarão responsáveis por microrregiões específicas, de modo a acompanhar de forma eficaz o trabalho realizado em cada uma delas”, ressaltou.

*Por Tânia Corrêa, da Superintendência Regional de Saúde de Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/