Pular para o conteúdo principal

APOIO TÉCNICO ÀS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS É DISCUTIDO PELA REGIONAL DE VARGINHA E CONSÓRCIO DE SAÚDE


O fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária (Visa), a nível regional, foi tema de reunião realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, no dia 14/3. Além dos além dos técnicos dos Núcleos de Vigilância em Saúde, Regionalização e Diretoria da SRS Varginha, estiveram reunidos representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav). O Cislav foi o consórcio da macroregião de Saúde Sul selecionado para o Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde, o Visa CIS.

A partir da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.799, de 17 de julho de 2024 e da Resolução SES/MG Nº 9.637, de 17 de julho de 2024, foi instituído o Programa Visa CIS, que objetiva fortalecer a execução e o apoio técnico da vigilância sanitária dos municípios por meio da formação de equipes nos consórcios de saúde. Após fase de eleição de beneficiários, que contou em todo o estado com 37 consórcios e 752 municípios manifestando interesse na implementação da política, o Cislav foi selecionado, com base nos critérios estabelecidos na Deliberação, para executar a política junto aos municípios de abrangência da SRS Varginha.

Na reunião do dia 14/3 foi pauta a apresentação do cronograma atualizado do Visa CIS, com foco nos prazos para contratação da equipe e para adesão dos municípios ao serviço, bem como para diagnóstico da estrutura de vigilância sanitária dos municípios participantes do programa.

Segundo a Autoridade Sanitária da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, a contratação da equipe componente do Visa CIS tem previsão para ocorrer até 25/3. “Na próxima semana será apresentado o diagnóstico da estrutura da vigilância sanitária dos municípios ao Cislav e, na sequência, será agendada reunião com aqueles que não possuem a equipe mínima, para sensibilizá-los acerca da necessidade de adequação, além de fomentar a adesão dos municípios da região à prestação do serviço até o final de maio”, ressaltou.

Segundo o secretário Executivo do Cislav, Hugo Carvalho da Silva, a organização do Visa CIS foi dividida em três esferas: estratégica, tática e operacional. Esta última, “contará com três equipes de campo, que ficarão responsáveis por microrregiões específicas, de modo a acompanhar de forma eficaz o trabalho realizado em cada uma delas”, ressaltou.

*Por Tânia Corrêa, da Superintendência Regional de Saúde de Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...