Pular para o conteúdo principal

APOIO TÉCNICO ÀS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS É DISCUTIDO PELA REGIONAL DE VARGINHA E CONSÓRCIO DE SAÚDE


O fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária (Visa), a nível regional, foi tema de reunião realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, no dia 14/3. Além dos além dos técnicos dos Núcleos de Vigilância em Saúde, Regionalização e Diretoria da SRS Varginha, estiveram reunidos representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav). O Cislav foi o consórcio da macroregião de Saúde Sul selecionado para o Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde, o Visa CIS.

A partir da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.799, de 17 de julho de 2024 e da Resolução SES/MG Nº 9.637, de 17 de julho de 2024, foi instituído o Programa Visa CIS, que objetiva fortalecer a execução e o apoio técnico da vigilância sanitária dos municípios por meio da formação de equipes nos consórcios de saúde. Após fase de eleição de beneficiários, que contou em todo o estado com 37 consórcios e 752 municípios manifestando interesse na implementação da política, o Cislav foi selecionado, com base nos critérios estabelecidos na Deliberação, para executar a política junto aos municípios de abrangência da SRS Varginha.

Na reunião do dia 14/3 foi pauta a apresentação do cronograma atualizado do Visa CIS, com foco nos prazos para contratação da equipe e para adesão dos municípios ao serviço, bem como para diagnóstico da estrutura de vigilância sanitária dos municípios participantes do programa.

Segundo a Autoridade Sanitária da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, a contratação da equipe componente do Visa CIS tem previsão para ocorrer até 25/3. “Na próxima semana será apresentado o diagnóstico da estrutura da vigilância sanitária dos municípios ao Cislav e, na sequência, será agendada reunião com aqueles que não possuem a equipe mínima, para sensibilizá-los acerca da necessidade de adequação, além de fomentar a adesão dos municípios da região à prestação do serviço até o final de maio”, ressaltou.

Segundo o secretário Executivo do Cislav, Hugo Carvalho da Silva, a organização do Visa CIS foi dividida em três esferas: estratégica, tática e operacional. Esta última, “contará com três equipes de campo, que ficarão responsáveis por microrregiões específicas, de modo a acompanhar de forma eficaz o trabalho realizado em cada uma delas”, ressaltou.

*Por Tânia Corrêa, da Superintendência Regional de Saúde de Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...