Pular para o conteúdo principal

APOIO TÉCNICO ÀS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS É DISCUTIDO PELA REGIONAL DE VARGINHA E CONSÓRCIO DE SAÚDE


O fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária (Visa), a nível regional, foi tema de reunião realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, no dia 14/3. Além dos além dos técnicos dos Núcleos de Vigilância em Saúde, Regionalização e Diretoria da SRS Varginha, estiveram reunidos representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav). O Cislav foi o consórcio da macroregião de Saúde Sul selecionado para o Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde, o Visa CIS.

A partir da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.799, de 17 de julho de 2024 e da Resolução SES/MG Nº 9.637, de 17 de julho de 2024, foi instituído o Programa Visa CIS, que objetiva fortalecer a execução e o apoio técnico da vigilância sanitária dos municípios por meio da formação de equipes nos consórcios de saúde. Após fase de eleição de beneficiários, que contou em todo o estado com 37 consórcios e 752 municípios manifestando interesse na implementação da política, o Cislav foi selecionado, com base nos critérios estabelecidos na Deliberação, para executar a política junto aos municípios de abrangência da SRS Varginha.

Na reunião do dia 14/3 foi pauta a apresentação do cronograma atualizado do Visa CIS, com foco nos prazos para contratação da equipe e para adesão dos municípios ao serviço, bem como para diagnóstico da estrutura de vigilância sanitária dos municípios participantes do programa.

Segundo a Autoridade Sanitária da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, a contratação da equipe componente do Visa CIS tem previsão para ocorrer até 25/3. “Na próxima semana será apresentado o diagnóstico da estrutura da vigilância sanitária dos municípios ao Cislav e, na sequência, será agendada reunião com aqueles que não possuem a equipe mínima, para sensibilizá-los acerca da necessidade de adequação, além de fomentar a adesão dos municípios da região à prestação do serviço até o final de maio”, ressaltou.

Segundo o secretário Executivo do Cislav, Hugo Carvalho da Silva, a organização do Visa CIS foi dividida em três esferas: estratégica, tática e operacional. Esta última, “contará com três equipes de campo, que ficarão responsáveis por microrregiões específicas, de modo a acompanhar de forma eficaz o trabalho realizado em cada uma delas”, ressaltou.

*Por Tânia Corrêa, da Superintendência Regional de Saúde de Varginha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.